ESTE ARTIGO VISA ANALISAR A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES QUE SE RELACIONAM COM MULHERES; BISSEXUAIS, POLISSEXUAIS, PANSEXUAIS, ASSEXUAIS, LÉSBICAS, CISGÊNERAS OU TRANS NOS ESPETÁCULOS BRASILEIROS. AO LONGO DO TRABALHO FOI DISCUTIDO SOBRE OS PROCESSOS DAS PRODUÇÕES DE SENTIDOS E CONHECIMENTOS DAS PEÇAS TEATRAIS NO BRASIL QUE INFLUENCIARAM NO ESTABELECIMENTO DO IMAGINÁRIO SOCIAL DA REPRESENTAÇÃO DAS IDENTIDADES LBTS, EMBASADO PELA REVISÃO DA LITERATURA DOS ESTUDOS QUEER. HAJA VISTA QUE HÁ UMA LACUNA NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS NO ÂMBITO ACADÊMICO DA ÁREA DO TEATRO SOBRE ESTA TEMÁTICA, O QUE PROVOCA A NECESSIDADE DA PRODUÇÃO DE MAIS TRABALHOS COM ESSE RECORTE. HÁ, SOBRETUDO, UM APAGAMENTO HISTÓRICO DESTAS IDENTIDADES NAS ARTES, CONSEQUENTEMENTE ISSO RESULTA NA BAIXA PRODUTIVIDADE ACADÊMICA ACERCA DA VISIBILIDADE E REPRESENTATIVIDADE SOCIAL DAS MULHERES LBTS NA ACADEMIA BRASILEIRA.