VIEIRA, Márcie. Dramaqueer - da pedagogia queer para a dramaturgia teatral. E-BOOK X CINABEH - Vol 01... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75175>. Acesso em: 21/12/2024 14:14
O PRESENTE ARTIGO BUSCA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM TEATRAL, FOCANDO NA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE DRAMATURGIA, COM BASE NO PENSAMENTO DA PEDAGOGIA QUEER, AO INVESTIGAR POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÕES DAS DIFERENÇAS DE IDENTIDADES (GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL, ETNIA E CLASSE SOCIAL), A SER DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES ADOLESCENTES E ADULTOS, EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORMAL E LIVRE. A PESQUISA DESENVOLVE UMA RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO DA TEORIA QUEER, ESTRUTURADA PELA FILÓSOFA JUDITH BUTLER (2003) E A PEDAGOGIA QUEER, PROPOSTA PELA EDUCADORA GUACIRA LOPES LOURO (2004), USANDO-AS COMO BASE PARA O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DO DEVISED THEATRE, SEGUNDO APONTAMENTOS DA ATRIZ STEFANIE LIZ POLIDORO (2016). ASSIM, A PESQUISA DESCREVE PROCEDIMENTO PROCESSUAL REALIZADO EM AULA, DEFINIÇÃO DA TEMÁTICA DA PROPOSTA DA DRAMATURGIA, CRIAÇÃO DE DEBATES, PESQUISA DE REFERENCIAL ARTÍSTICO, CRIAÇÃO DE IMPROVISAÇÕES, REGISTRO E SELEÇÃO DOS MATERIAIS CRIADOS, DEFINIÇÃO DOS PERSONAGENS E AS ESTRUTURAÇÕES FINAIS DA DRAMATURGIA. DURANTE A PESQUISA, OBSERVOU-SE A ESCASSEZ DE MATERIAL RELACIONANDO A PEDAGOGIA QUEER (LOURO, 2004) COM A LINGUAGEM TEATRAL, COM FOCO NA CRIAÇÃO COLABORATIVA DE DRAMATURGIAS, SINALIZANDO QUE SUA IMPORTÂNCIA RESIDE NA NECESSIDADE DE TRATARMOS ASSUNTOS REAIS E CONTEMPORÂNEOS, QUE FAÇAM PARTE DA REALIDADE E DO COTIDIANO DE MUITOS ESTUDANTES, DESPERTANDO QUESTIONAMENTOS SOBRE AS DIFERENÇAS NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE CADA SUJEITO, OPORTUNIZANDO A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS COM UM PENSAMENTO CRÍTICO A CERCA DA SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS.