O BIODIESEL É UM COMBUSTÍVEL ORIUNDO DE UMA MATRIZ ENERGÉTICA RENOVÁVEL E DESTACA-SE COMO SUBSTITUTO DO DIESEL PETROLÍFERO, NO QUAL SEU USO TEM GERADO CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS GRAVES. PARA O DESEMPENHO ADEQUADO DO MOTOR, O CONHECIMENTO DAS PROPRIEDADES FLUIDODINÂMICAS DO COMBUSTÍVEL, VIA MODELAGEM, É INDISPENSÁVEL. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO PROPOR E ANALISAR ESTATISTICAMENTE UM MODELO PARA PREDIÇÃO DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA DOS BIODIESEL DE ALGODÃO, SOJA E SEBO BOVINO, E SUAS MISTURAS BX NAS PROPORÇÕES DE 5%, 10%, 20%, 30%, 40% E 50% (M/M) DE BIODIESEL, NA FAIXA DE TEMPERATURA ENTRE 293,15 K E 363,15 K, COM INTERVALOS DE 10 K. O MODELO FOI PROPOSTO MEDIANTE A ANÁLISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS E OS PARÂMETROS DO MODELO FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE REGRESSÕES NÃO LINEARES DESSES DADOS, USANDO O MATLAB. FORAM GERADOS PARÂMETROS DISTINTOS PARA CADA TIPO DE BIODIESEL, COM COEFICIENTE DE DETERMINAÇÃO MÍNIMO DE 0,993. SUPERFÍCIES MODELADAS QUE RELACIONAM A VISCOSIDADE CINEMÁTICA EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA E FRAÇÃO DE BIODIESEL FORAM PLOTADAS E ESTUDADAS. O ERRO MÁXIMO ENCONTRADO FOI DE 1,2338% E SE MOSTROU ACEITÁVEL FRENTE A RESULTADOS DE TRABALHOS SEMELHANTES. AS ANÁLISES DE RESÍDUOS INDICARAM QUE O MODELO NÃO SE MOSTROU TENDENCIOSO EM NENHUM CASO ESTUDADO. O TESTE DE ADERÊNCIA DE MODELOS ASSEGUROU A VALIDADE ESTATÍSTICA DO MODELO NOS TRÊS CONJUNTOS DE DADOS AVALIADOS NO TRABALHO. ESSES RESULTADOS INDICAM QUE O MODELO PROPOSTO SE MOSTROU SATISFATORIAMENTE CAPAZ DE PREDIZER OS VALORES DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA DOS BIODIESEL ESTUDADOS, NO INTERVALO DE TEMPERATURA ANALISADO.