CORPOTÊNCIA: DO APLICAR À EXPERIÊNCIA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75467 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 208 "titulo" => "CORPOTÊNCIA: DO APLICAR À EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE OS PAPEIS SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) E SUA ATUAÇÃO NAS COMUNIDADES, ENSINANDO MODALIDADES ESPORTIVAS. É COMUM OUVIR FRASES COMO: “PROFESSORES DE EF TÊM A RESPONSABILIDADE DE FORMAR CIDADÃOS, ENSINAR VALORES”. LOGO, QUE SUJEITOS DE ENUNCIAÇÃO SÃO OS PROFESSORES DE EF? QUAIS ENUNCIADOS ELES PROCLAMAM? QUE CIDADÃOS SÃO ESSES A SEREM “FORMADOS”? PARA QUEM, PARA QUAIS INTERESSES? A EF PARECE SER UMA ÁREA NA QUAL O ANSEIO PELO “APLICAR” É CONSTANTE: “AH, MUITO BONITO NA TEORIA, MAS COMO APLICO ISSO NA PRÁTICA?”. PORÉM, O QUE SERIA A PRÁTICA? ADERIR AO EXERCÍCIO QUE O PROFESSOR PROPÕE? SIMPLESMENTE PARTICIPAR DE UMA ATIVIDADE? SERIA LEGÍTIMO O “COMO” VIR ANTES DAS COMPREENSÕES DOS PROBLEMAS? O CAPITALISMO INDUZ A SEGUIR DIVERSOS PADRÕES ESTABELECIDOS E MOLDA COMPORTAMENTOS, AÇÕES E DESEJOS. DESSE PROCESSO, EMERGE O SER HUMANO MODERNO, QUE VALIDA O MUNDO PELO SABER, PELO PODER E PELA VONTADE. UM SER QUE TRABALHA, QUE ESTÁ INFORMADO, QUE OPINA, QUE PÕE SUA EXISTÊNCIA NO FAZER DAS COISAS, EM CONSTANTE ATIVIDADE E QUE NÃO PODE PARAR. COMO PROFESSORES DE ESPORTES EM ESPAÇOS COMUNITÁRIOS, NOTAMOS QUE HÁ UMA EXPECTATIVA COLOCADA EM NOSSO TRABALHO, QUE O DIRIGE A UM CONTEXTO FUNCIONAL, COM O OBJETIVO DE MANTER A ESTABILIDADE E O “BOM” FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE, COLABORANDO COM A DOMINAÇÃO DO SISTEMA VIGENTE DE PERPETUAÇÃO DO PODER. PERCEBEMOS QUE A PRÁTICA SISTEMATIZADA DO ESPORTE, PELA EF, HÁ TEMPOS TEM ENGENDRADO CORPOS PARA UMA SOCIEDADE COMPETITIVA E DE RENDIMENTO. EM SEU ARTIGO SOBRE O SABER DA EXPERIÊNCIA, JORGE LAROSSA, APRESENTA TRÊS MANEIRAS DISTINTAS DE CONCEBER A EDUCAÇÃO: CIENTÍFICA E TÉCNICA; CRÍTICA; E COM ÊNFASE NA EXPERIÊNCIA. A CLARA INFLUÊNCIA NIETZSCHIANA DO AUTOR, NOS REMETE A ZARATUSTRA E ÀS TRÊS METAMORFOSES DO ESPÍRITO. QUANDO CAMELO, O ENSINO TÉCNICO. SABER O “COMO”. OBEDECER E PRODUZIR. SER UM CIDADÃO EXEMPLAR. ATÉ QUE O CAMELO SE CANSA, RACHA DE TANTO SER “PRÓ-ATIVO”, E SE TRANSMUTA EM LEÃO. LEÃO QUE RUGE CONTRA OS ABUSOS, QUE SE IMPÕE VEEMENTEMENTE, QUE DESOBEDECE QUANDO A ORDEM É INJUSTA. FAZ CRÍTICAS. FINALMENTE, SE O GRANDE FELINO PERCEBER QUE A VIDA VAI ALÉM DAS BARREIRAS FORMAIS, DE NORMAS E REGRAS PRÉ-ESTABELECIDAS, É GERADA A CRIANÇA. CRIANÇA QUE EXPERIMENTA, QUE AFETA E É AFETADA, QUE AFIRMA A VIDA EM SUAS CONTINGÊNCIAS. O QUE PODE O CORPO? – PERGUNTOU ESPINOSA. O QUE PODE O CORPO NO ESPORTE? O CONHECIMENTO TÉCNICO (CAMELO) DIRIA O QUE O CORPO PODE ATRAVÉS DE MEDIÇÕES, DE EXPERIMENTOS, TREINAMENTO DE FORÇA ETC; MAS PARA O REFERIDO PENSADOR HOLANDÊS, SÓ É POSSÍVEL SABER O QUE PODE O CORPO, EXPERIMENTANDO (CRIANÇA). “CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO. O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR”, ENSINOU O POETA ANTONIO MACHADO. POIS, NÃO HÁ “COMO”: “COMO APLICO ISSO NA PRÁTICA?”. O QUE EXISTE SÃO APROPRIAÇÕES DOS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS CONJUGADAS COM OS PARTICULARES MOMENTOS DE ENCONTROS, QUE CRIAM NOVAS REALIDADES, AGENCIAMENTOS E SENTIRES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE" "palavra_chave" => "ESPORTE COMUNITÁRIO, EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA_ID208_04052021155418.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO AUGUSTO PUCINELI" "autor_nome_curto" => "FABIO AUGUSTO PUCINELI" "autor_email" => "fapucineli@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75467 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 208 "titulo" => "CORPOTÊNCIA: DO APLICAR À EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE OS PAPEIS SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) E SUA ATUAÇÃO NAS COMUNIDADES, ENSINANDO MODALIDADES ESPORTIVAS. É COMUM OUVIR FRASES COMO: “PROFESSORES DE EF TÊM A RESPONSABILIDADE DE FORMAR CIDADÃOS, ENSINAR VALORES”. LOGO, QUE SUJEITOS DE ENUNCIAÇÃO SÃO OS PROFESSORES DE EF? QUAIS ENUNCIADOS ELES PROCLAMAM? QUE CIDADÃOS SÃO ESSES A SEREM “FORMADOS”? PARA QUEM, PARA QUAIS INTERESSES? A EF PARECE SER UMA ÁREA NA QUAL O ANSEIO PELO “APLICAR” É CONSTANTE: “AH, MUITO BONITO NA TEORIA, MAS COMO APLICO ISSO NA PRÁTICA?”. PORÉM, O QUE SERIA A PRÁTICA? ADERIR AO EXERCÍCIO QUE O PROFESSOR PROPÕE? SIMPLESMENTE PARTICIPAR DE UMA ATIVIDADE? SERIA LEGÍTIMO O “COMO” VIR ANTES DAS COMPREENSÕES DOS PROBLEMAS? O CAPITALISMO INDUZ A SEGUIR DIVERSOS PADRÕES ESTABELECIDOS E MOLDA COMPORTAMENTOS, AÇÕES E DESEJOS. DESSE PROCESSO, EMERGE O SER HUMANO MODERNO, QUE VALIDA O MUNDO PELO SABER, PELO PODER E PELA VONTADE. UM SER QUE TRABALHA, QUE ESTÁ INFORMADO, QUE OPINA, QUE PÕE SUA EXISTÊNCIA NO FAZER DAS COISAS, EM CONSTANTE ATIVIDADE E QUE NÃO PODE PARAR. COMO PROFESSORES DE ESPORTES EM ESPAÇOS COMUNITÁRIOS, NOTAMOS QUE HÁ UMA EXPECTATIVA COLOCADA EM NOSSO TRABALHO, QUE O DIRIGE A UM CONTEXTO FUNCIONAL, COM O OBJETIVO DE MANTER A ESTABILIDADE E O “BOM” FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE, COLABORANDO COM A DOMINAÇÃO DO SISTEMA VIGENTE DE PERPETUAÇÃO DO PODER. PERCEBEMOS QUE A PRÁTICA SISTEMATIZADA DO ESPORTE, PELA EF, HÁ TEMPOS TEM ENGENDRADO CORPOS PARA UMA SOCIEDADE COMPETITIVA E DE RENDIMENTO. EM SEU ARTIGO SOBRE O SABER DA EXPERIÊNCIA, JORGE LAROSSA, APRESENTA TRÊS MANEIRAS DISTINTAS DE CONCEBER A EDUCAÇÃO: CIENTÍFICA E TÉCNICA; CRÍTICA; E COM ÊNFASE NA EXPERIÊNCIA. A CLARA INFLUÊNCIA NIETZSCHIANA DO AUTOR, NOS REMETE A ZARATUSTRA E ÀS TRÊS METAMORFOSES DO ESPÍRITO. QUANDO CAMELO, O ENSINO TÉCNICO. SABER O “COMO”. OBEDECER E PRODUZIR. SER UM CIDADÃO EXEMPLAR. ATÉ QUE O CAMELO SE CANSA, RACHA DE TANTO SER “PRÓ-ATIVO”, E SE TRANSMUTA EM LEÃO. LEÃO QUE RUGE CONTRA OS ABUSOS, QUE SE IMPÕE VEEMENTEMENTE, QUE DESOBEDECE QUANDO A ORDEM É INJUSTA. FAZ CRÍTICAS. FINALMENTE, SE O GRANDE FELINO PERCEBER QUE A VIDA VAI ALÉM DAS BARREIRAS FORMAIS, DE NORMAS E REGRAS PRÉ-ESTABELECIDAS, É GERADA A CRIANÇA. CRIANÇA QUE EXPERIMENTA, QUE AFETA E É AFETADA, QUE AFIRMA A VIDA EM SUAS CONTINGÊNCIAS. O QUE PODE O CORPO? – PERGUNTOU ESPINOSA. O QUE PODE O CORPO NO ESPORTE? O CONHECIMENTO TÉCNICO (CAMELO) DIRIA O QUE O CORPO PODE ATRAVÉS DE MEDIÇÕES, DE EXPERIMENTOS, TREINAMENTO DE FORÇA ETC; MAS PARA O REFERIDO PENSADOR HOLANDÊS, SÓ É POSSÍVEL SABER O QUE PODE O CORPO, EXPERIMENTANDO (CRIANÇA). “CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO. O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR”, ENSINOU O POETA ANTONIO MACHADO. POIS, NÃO HÁ “COMO”: “COMO APLICO ISSO NA PRÁTICA?”. O QUE EXISTE SÃO APROPRIAÇÕES DOS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS CONJUGADAS COM OS PARTICULARES MOMENTOS DE ENCONTROS, QUE CRIAM NOVAS REALIDADES, AGENCIAMENTOS E SENTIRES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE" "palavra_chave" => "ESPORTE COMUNITÁRIO, EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA_ID208_04052021155418.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO AUGUSTO PUCINELI" "autor_nome_curto" => "FABIO AUGUSTO PUCINELI" "autor_email" => "fapucineli@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }