COMPETIÇÃO ESPORTIVA NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75494 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 333 "titulo" => "COMPETIÇÃO ESPORTIVA NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS" "resumo" => "O TEMA COMPETIÇÃO NA ESCOLA É UM ASSUNTO QUE GERA BASTANTE DISCUSSÕES. ENQUANTO UNS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VEEM COMO ALGO PREJUDICIAL AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OUTROS A DEFENDEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, NÃO HAVENDO, ASSIM, UM CONSENSO SOBRE ESTE ASSUNTO NA ÁREA. HISTORICAMENTE A COMPETIÇÃO TORNOU-SE UMA DAS CARACTERÍSTICAS CONSTITUINTES DO ESPORTE MODERNO, A PARTIR DO SEU PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO, ASSIM, SE ENTENDE QUE COMPETIÇÃO FAZ PARTE DO ESPORTE, QUE POR SUA VEZ, CONSTITUI PARTE DOS CONHECIMENTOS A SEREM TRATADOS NA ESCOLA. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O QUE OS ARTIGOS BRASILEIROS DISCUTEM SOBRE COMPETIÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR, A PARTIR DA LUPA DAS CIÊNCIAS HUMANAS. TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, EM QUE SE BUSCOU POR ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS NACIONAIS QUE APRESENTAVAM EM SEU ESCOPO A ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES, COM CONCEITO QUALIS CAPES DE A1 À B4, (BASEADO NA PROPOSTA 2019 - 2020 DE QUALIFICAÇÃO DO QUALIS PERIÓDICOS), NO PERÍODO DE 2010 A 2020, EM PORTUGUÊS OU INGLÊS. NA ESTRATÉGIA DE BUSCA FORAM UTILIZADOS OS TERMOS: “COMPETIÇÃO”, “TORNEIO”, “COMPETITIVIDADE”, “CAMPEONATO”, “COMPETITION” E “CHAMPIONSHIP”. FORAM ENCONTRADOS 636 ARTIGOS SOBRE COMPETIÇÃO, DOS QUAIS 468 EXCLUÍDOS POR NÃO APRESENTAREM ABORDAGEM, CONCEITO OU DIRECIONAMENTOS SOBRE A COMPETIÇÃO ESPORTIVA, OU SEJA, A COMPETIÇÃO APENAS ERA O LOCUS OU AMOSTRAGEM DO ESTUDO E NÃO O SEU OBJETO, 168 ARTIGOS ALCANÇARAM OS CRITÉRIOS INICIAIS, SENDO 11 COM ABORDAGEM SOBRE OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A COMPETIÇÃO ESCOLAR, ANALISADOS PARA O PRESENTE ESTUDO. IDENTIFICAMOS AS SEGUINTES ABORDAGENS: PSICOLÓGICA (2 ARTIGOS), PEDAGÓGICA (4 ARTIGOS), SOCIOANTROPOLÓGICA (3 ARTIGOS), GESTÃO (1 ARTIGO) E HISTÓRICA (1 ARTIGO). ACERCA DA COMPETIÇÃO FORAM ATRIBUÍDOS DIFERENTES SIGNIFICADOS, CLASSIFICADOS NOS SEGUINTES EIXOS TEMÁTICOS: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS; ASPECTOS PEDAGÓGICOS; ASPECTOS PSICOLÓGICOS. OS ESTUDOS APRESENTAM COMPETIÇÃO COMO UM FENÔMENO PRESENTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA SOCIEDADE, FUNDAMENTAL PARA O ESPORTE. OUTROSSIM, OS AUTORES BUSCAM EM SEUS ESCRITOS ABONAR O MITO DA COMPETIÇÃO COMO ALGO EXCLUSIVO DO ALTO RENDIMENTO E, PORTANTO, PASSÍVEL DE SER ABORDADA NA ESCOLA. ALERTAM QUE A COMPETIÇÃO DEVE SER TRANSMITIDA AOS ALUNOS DE MANEIRA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. POUCOS ARTIGOS ABORDAM A COMPETIÇÃO DE FORMA QUALITATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR, RESULTANDO EM POUCO MATERIAL PARA DISCUTIR ACERCA DO TRATO METODOLÓGICO DESTE FENÔMENO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NA ESCOLA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "COMPETIÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, PEDAGOGIA DO ESPORTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID333_06052021120427.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DAS MERCES DUARTE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CAMILA DAS MERCES DUARTE ALMEI" "autor_email" => "camila.mda@usp.br" "autor_ies" => "USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75494 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 333 "titulo" => "COMPETIÇÃO ESPORTIVA NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS" "resumo" => "O TEMA COMPETIÇÃO NA ESCOLA É UM ASSUNTO QUE GERA BASTANTE DISCUSSÕES. ENQUANTO UNS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VEEM COMO ALGO PREJUDICIAL AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OUTROS A DEFENDEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, NÃO HAVENDO, ASSIM, UM CONSENSO SOBRE ESTE ASSUNTO NA ÁREA. HISTORICAMENTE A COMPETIÇÃO TORNOU-SE UMA DAS CARACTERÍSTICAS CONSTITUINTES DO ESPORTE MODERNO, A PARTIR DO SEU PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO, ASSIM, SE ENTENDE QUE COMPETIÇÃO FAZ PARTE DO ESPORTE, QUE POR SUA VEZ, CONSTITUI PARTE DOS CONHECIMENTOS A SEREM TRATADOS NA ESCOLA. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O QUE OS ARTIGOS BRASILEIROS DISCUTEM SOBRE COMPETIÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR, A PARTIR DA LUPA DAS CIÊNCIAS HUMANAS. TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, EM QUE SE BUSCOU POR ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS NACIONAIS QUE APRESENTAVAM EM SEU ESCOPO A ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES, COM CONCEITO QUALIS CAPES DE A1 À B4, (BASEADO NA PROPOSTA 2019 - 2020 DE QUALIFICAÇÃO DO QUALIS PERIÓDICOS), NO PERÍODO DE 2010 A 2020, EM PORTUGUÊS OU INGLÊS. NA ESTRATÉGIA DE BUSCA FORAM UTILIZADOS OS TERMOS: “COMPETIÇÃO”, “TORNEIO”, “COMPETITIVIDADE”, “CAMPEONATO”, “COMPETITION” E “CHAMPIONSHIP”. FORAM ENCONTRADOS 636 ARTIGOS SOBRE COMPETIÇÃO, DOS QUAIS 468 EXCLUÍDOS POR NÃO APRESENTAREM ABORDAGEM, CONCEITO OU DIRECIONAMENTOS SOBRE A COMPETIÇÃO ESPORTIVA, OU SEJA, A COMPETIÇÃO APENAS ERA O LOCUS OU AMOSTRAGEM DO ESTUDO E NÃO O SEU OBJETO, 168 ARTIGOS ALCANÇARAM OS CRITÉRIOS INICIAIS, SENDO 11 COM ABORDAGEM SOBRE OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A COMPETIÇÃO ESCOLAR, ANALISADOS PARA O PRESENTE ESTUDO. IDENTIFICAMOS AS SEGUINTES ABORDAGENS: PSICOLÓGICA (2 ARTIGOS), PEDAGÓGICA (4 ARTIGOS), SOCIOANTROPOLÓGICA (3 ARTIGOS), GESTÃO (1 ARTIGO) E HISTÓRICA (1 ARTIGO). ACERCA DA COMPETIÇÃO FORAM ATRIBUÍDOS DIFERENTES SIGNIFICADOS, CLASSIFICADOS NOS SEGUINTES EIXOS TEMÁTICOS: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS; ASPECTOS PEDAGÓGICOS; ASPECTOS PSICOLÓGICOS. OS ESTUDOS APRESENTAM COMPETIÇÃO COMO UM FENÔMENO PRESENTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA SOCIEDADE, FUNDAMENTAL PARA O ESPORTE. OUTROSSIM, OS AUTORES BUSCAM EM SEUS ESCRITOS ABONAR O MITO DA COMPETIÇÃO COMO ALGO EXCLUSIVO DO ALTO RENDIMENTO E, PORTANTO, PASSÍVEL DE SER ABORDADA NA ESCOLA. ALERTAM QUE A COMPETIÇÃO DEVE SER TRANSMITIDA AOS ALUNOS DE MANEIRA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. POUCOS ARTIGOS ABORDAM A COMPETIÇÃO DE FORMA QUALITATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR, RESULTANDO EM POUCO MATERIAL PARA DISCUTIR ACERCA DO TRATO METODOLÓGICO DESTE FENÔMENO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NA ESCOLA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "COMPETIÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, PEDAGOGIA DO ESPORTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID333_06052021120427.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DAS MERCES DUARTE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CAMILA DAS MERCES DUARTE ALMEI" "autor_email" => "camila.mda@usp.br" "autor_ies" => "USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }