A EDUCAÇÃO FÍSCA MIGRANDO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO NA ESCOLA MOVIMENTO DA SMED-BH.
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75528 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 115 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSCA MIGRANDO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO NA ESCOLA MOVIMENTO DA SMED-BH." "resumo" => "EM 18 DE MARÇO DE 2.020 FOI DETERMINADA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE E A PORTARIA SMED N° 102/2.020 RATIFICOU TAL DECISÃO NAS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. TAL MEDIDA FOI ADOTADA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA CAUSADA PELO SARS-COV-2. APÓS A PERSISTÊNCIA DA REFERIDA PANDEMIA, QUE SE ESTENDEU POR TODO O ANO DE 2.020 E SE MOSTRA FORTE TAMBÉM EM 2.021, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (SMED-BH) AGIU DE FORMA MAIS SISTEMÁTICA NO SENTIDO DO ENCAMINHAMENTO DE AÇÕES, PARA QUE OS SEUS ESTUDANTES NÃO PERSISTISSEM SENDO PREJUDICADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO / EDUCAÇÃO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, A ESCOLA MOVIMENTO – NOME FICTÍCIO ATRIBUÍDO À ESCOLA PESQUISADA, LOCALIZADA NA REGIONAL LESTE, ORGANIZOU-SE PARA DAR PROSSEGUIMENTO A SUAS ATIVIDADES FINS NESSA NOVA REALIDADE. ASSIM, FOI ORGANIZADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CENTRADA NO GOOGLE SALA DE AULA, COM AULAS SÍNCRONAS E OUTRAS AÇÕES SUPLEMENTARES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI: INVESTIGAR ESTUDANTES DE 8OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DA REGIONAL LESTE DA SMED-BH, ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. EM TERMOS METODOLÓGICOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE CAMPO REALIZADO COM 53 (60,92% DOS ESTUDANTES DE TRÊS TURMAS DE 8° ANO), SENDO 29 RAPAZES E 24 MOÇAS, COM 12 – 18,87%, 13 – 73,58% E 14 – 7,55, ANOS DE IDADE. ESSE LEVANTAMENTO FOI REALIZADO A PARTIR DE UM INSTRUMENTO CONSTITUÍDO DE 13 QUESTÕES OBJETIVAS – DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS ESPECIALMENTE PARA ESTE ESTUDO. O LINK PARA QUE O LEVANTAMENTO FOSSE FEITO FOI POSTADO NO CHAT NO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 06.04.2.021, APÓS ACERTO COM A DIREÇÃO DA ESCOLA E COM O PROFESSOR RESPONSÁVEL POR ESSE COMPONENTE CURRICULAR, OS ESCLARECIMENTOS DEVIDOS AOS PARTICIPANTES, CUJO SIGILO EM RELAÇÃO A SEUS NOMES FOI AFIANÇADO. PARA 83% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS A EF TEM A MESMA IMPORTÂNCIA DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES E 81,1% AFIRMARAM GOSTAR DESSAS AULAS. QUANDO INDAGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS QUE MAIS GOSTAM APONTARAM OS ESPORTES (66%), OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (15,1%) E AS DANÇAS (13,2%) E OS QUE MENOS GOSTAM AS DANÇAS (35,8%), AS LUTAS (32,1%) E OS ESPORTES (13,2%). NO QUE DIZ RESPEITO A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EF ANTES DA PANDEMIA OS PESQUISADOS DISSERAM QUE PARTICIPAVAM DE TODAS (81,2%) OU DE QUASE TODAS (15,1%), AVALIARAM ESSAS AULAS ERAM BOAS (11,3%), MUITO BOAS (37,7%) OU ÓTIMAS (43,4%) E QUE FAZIAM (88,7%) ATIVIDADES - ESTUDOS E PESQUISAS, PROGRAMADAS COMO “PARA CASA”. RESPONDENDO SOBRE A EF NO CONTEXTO DA PANDEMIA, ISTO É, APÓS A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A MUDANÇA DO TRABALHO ESCOLAR PARA O GOOGLE SALA DE AULA, 64,2% DOS ESTUDANTES DISSERAM TER FEITO AS ATIVIDADES PROGRAMADAS “PARA CASA” E 34% MENCIONARAM TER FEITO UMA PARTE DESSAS. AS AULAS SÍNCRONAS DE EF, OFERECIDAS PELO GOOGLE MEET, FORAM CONSIDERADAS IMPORTANTES (60,4%) E MUITO IMPORTANTES (30,2%) PELOS ESTUDANTES, QUE AFIRMARAM TER MOTIVAÇÃO, INTERESSE DE MODERADO (49,1%) A GRANDE (37,7%) NESSE PROCESSO. TAMBÉM DISSERAM TER VONTADE OU ESTAREM DISPOSTOS (83%) PARA FAZEREM ATIVIDADES “PRÁTICAS” EM SUAS RESIDÊNCIAS, SEMPRE QUE FOREM INDICADAS PELO PROFESSOR DE EF. CONCLUI-SE QUE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA MOVIMENTO NÃO INVIABILIZOU O ENSINO DA EF." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, AULAS SÍNCRONAS, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID115_08052021182916.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GOUNNERSOMN LUIZ FERNANDES" "autor_nome_curto" => "GOUNNERSOMN" "autor_email" => "gouedf@gmail.com" "autor_ies" => "EE CARVALHO BRITO E EM PROFESSOR LOURENÇO DE OLIVEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75528 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 115 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSCA MIGRANDO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO NA ESCOLA MOVIMENTO DA SMED-BH." "resumo" => "EM 18 DE MARÇO DE 2.020 FOI DETERMINADA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE E A PORTARIA SMED N° 102/2.020 RATIFICOU TAL DECISÃO NAS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. TAL MEDIDA FOI ADOTADA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA CAUSADA PELO SARS-COV-2. APÓS A PERSISTÊNCIA DA REFERIDA PANDEMIA, QUE SE ESTENDEU POR TODO O ANO DE 2.020 E SE MOSTRA FORTE TAMBÉM EM 2.021, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (SMED-BH) AGIU DE FORMA MAIS SISTEMÁTICA NO SENTIDO DO ENCAMINHAMENTO DE AÇÕES, PARA QUE OS SEUS ESTUDANTES NÃO PERSISTISSEM SENDO PREJUDICADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO / EDUCAÇÃO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, A ESCOLA MOVIMENTO – NOME FICTÍCIO ATRIBUÍDO À ESCOLA PESQUISADA, LOCALIZADA NA REGIONAL LESTE, ORGANIZOU-SE PARA DAR PROSSEGUIMENTO A SUAS ATIVIDADES FINS NESSA NOVA REALIDADE. ASSIM, FOI ORGANIZADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CENTRADA NO GOOGLE SALA DE AULA, COM AULAS SÍNCRONAS E OUTRAS AÇÕES SUPLEMENTARES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI: INVESTIGAR ESTUDANTES DE 8OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DA REGIONAL LESTE DA SMED-BH, ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. EM TERMOS METODOLÓGICOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE CAMPO REALIZADO COM 53 (60,92% DOS ESTUDANTES DE TRÊS TURMAS DE 8° ANO), SENDO 29 RAPAZES E 24 MOÇAS, COM 12 – 18,87%, 13 – 73,58% E 14 – 7,55, ANOS DE IDADE. ESSE LEVANTAMENTO FOI REALIZADO A PARTIR DE UM INSTRUMENTO CONSTITUÍDO DE 13 QUESTÕES OBJETIVAS – DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS ESPECIALMENTE PARA ESTE ESTUDO. O LINK PARA QUE O LEVANTAMENTO FOSSE FEITO FOI POSTADO NO CHAT NO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 06.04.2.021, APÓS ACERTO COM A DIREÇÃO DA ESCOLA E COM O PROFESSOR RESPONSÁVEL POR ESSE COMPONENTE CURRICULAR, OS ESCLARECIMENTOS DEVIDOS AOS PARTICIPANTES, CUJO SIGILO EM RELAÇÃO A SEUS NOMES FOI AFIANÇADO. PARA 83% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS A EF TEM A MESMA IMPORTÂNCIA DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES E 81,1% AFIRMARAM GOSTAR DESSAS AULAS. QUANDO INDAGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS QUE MAIS GOSTAM APONTARAM OS ESPORTES (66%), OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (15,1%) E AS DANÇAS (13,2%) E OS QUE MENOS GOSTAM AS DANÇAS (35,8%), AS LUTAS (32,1%) E OS ESPORTES (13,2%). NO QUE DIZ RESPEITO A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EF ANTES DA PANDEMIA OS PESQUISADOS DISSERAM QUE PARTICIPAVAM DE TODAS (81,2%) OU DE QUASE TODAS (15,1%), AVALIARAM ESSAS AULAS ERAM BOAS (11,3%), MUITO BOAS (37,7%) OU ÓTIMAS (43,4%) E QUE FAZIAM (88,7%) ATIVIDADES - ESTUDOS E PESQUISAS, PROGRAMADAS COMO “PARA CASA”. RESPONDENDO SOBRE A EF NO CONTEXTO DA PANDEMIA, ISTO É, APÓS A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A MUDANÇA DO TRABALHO ESCOLAR PARA O GOOGLE SALA DE AULA, 64,2% DOS ESTUDANTES DISSERAM TER FEITO AS ATIVIDADES PROGRAMADAS “PARA CASA” E 34% MENCIONARAM TER FEITO UMA PARTE DESSAS. AS AULAS SÍNCRONAS DE EF, OFERECIDAS PELO GOOGLE MEET, FORAM CONSIDERADAS IMPORTANTES (60,4%) E MUITO IMPORTANTES (30,2%) PELOS ESTUDANTES, QUE AFIRMARAM TER MOTIVAÇÃO, INTERESSE DE MODERADO (49,1%) A GRANDE (37,7%) NESSE PROCESSO. TAMBÉM DISSERAM TER VONTADE OU ESTAREM DISPOSTOS (83%) PARA FAZEREM ATIVIDADES “PRÁTICAS” EM SUAS RESIDÊNCIAS, SEMPRE QUE FOREM INDICADAS PELO PROFESSOR DE EF. CONCLUI-SE QUE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA MOVIMENTO NÃO INVIABILIZOU O ENSINO DA EF." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, AULAS SÍNCRONAS, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID115_08052021182916.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GOUNNERSOMN LUIZ FERNANDES" "autor_nome_curto" => "GOUNNERSOMN" "autor_email" => "gouedf@gmail.com" "autor_ies" => "EE CARVALHO BRITO E EM PROFESSOR LOURENÇO DE OLIVEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }