ESTE ARTIGO RELATA COMO A CATEGORIA DE GÊNERO É TRABALHADA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL INTEGRAL DE CARUARU-PE, COM ÊNFASE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. O FOCO DESTE TRABALHO SE DETEVE NA PERCEPÇÃO DE COMO AS/OS ESTUDANTES DA ESCOLA PESQUISADA PERCEBEM AS RELAÇÕES DE GÊNERO, ASSIM COMO QUAL A COMPREENSÃO TEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR TAL ASSUNTO NAS AULAS, SOBRETUDO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE ESTRANHAMENTO E DESNATURALIZAÇÃO. DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DOS ASPECTOS NAS RELAÇÕES DE GÊNERO, COMO AS FORMAS DE CONTROLE E DOMINAÇÃO, REPERCUTINDO EM PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA, ACOMETENDO AS MULHERES. NESSE SENTIDO, TENDO EM VISTA QUE A FORMAÇÃO DOS JOVENS SE INICIA NA ESCOLA, RESSALTAMOS O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, COMO ESSENCIAL NA ABORDAGEM SOBRE GÊNERO. COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO QUESTIONÁRIOS E GRUPOS FOCAIS. COM BASE NOS RELATOS DAS/DOS ESTUDANTES FICOU EVIDENCIADO QUE A CATEGORIA DE GÊNERO JÁ FOI DE ALGUMA FORMA, DISCUTIDA NAS AULAS, PRINCIPALMENTE DE SOCIOLOGIA, PORÉM, NÃO SISTEMATICAMENTE, O QUE É CONSIDERADO PELA MAIORIA DOS ENTREVISTADOS COMO UMA LACUNA NO ENSINO. ENTENDE-SE QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, BUSQUEM ASSUMIR A TAREFA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA, ESTARÁ PROMOVENDO A INTEGRALIDADE DAS/DOS ADOLESCENTES, CONTUDO LEVANDO-SE A ATUAREM COM MAIS AUTONOMIA E RESPEITO EM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO. ENSINO DE SOCIOLOGIA. GÊNERO. JUVENTUDE.