O PRESENTE TRABALHO DIRIGIU-SE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA JUSTIFICA-SE EM COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SOLIDIFICAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA APRENDIZADO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO. POR ISSO, A RELEVÂNCIA DA PESQUISA ESTÁ VOLTADA SE O ESTUDANTE AO TER CONTATO COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA DESENVOLVE NOVAS CONCEPÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO E AS RELAÇÕES SOCIAIS DA SOCIEDADE. O OBJETIVO FOI VERIFICAR COMO A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. DESTE MODO, TRABALHAMOS POR MEIO DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. ESTE TRABALHO DEU-SE POR DUAS ETAPAS, A PRIMEIRA QUE OCORREU EM JANEIRO/FEVEREIRO DE 2020 COM A SELEÇÃO DE ARTIGOS POR MEIO DOS RESUMOS. A SEGUNDO FOI A ANÁLISE DESSE CONTEÚDO QUE FOI EM FEVEREIRO/MARÇO DE 2021. APÓS A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL DESDE A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO EM 1920 NAS ESCOLAS NORMAIS (TOMAZI, 2000), ATÉ OS DIAS ATUAIS VIVE A INCERTEZA DA SUA PERMANÊNCIA COMO OBRIGATÓRIA NA GRANDE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, MESMO PROTOCOLADO A LEI Nº 11.684 FIRMANDO A OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO EM 2008, PARA SILVA (2007) E PICANÇO (2017) O DESFECHO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO BRASILEIRO DEPENDE DO PROJETO POLÍTICO E INTERESSE DO GOVERNO QUE ESTEJA À FRENTE DA NAÇÃO. POIS COMO AFIRMA MILLS (1982), A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM A IMPORTÂNCIA DE CONDUZIR OS ESTUDANTES A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA QUE PRODUZ UMA RAZÃO DO ENTENDIMENTO DA REALIDADE SOCIAL MAIS AMPLA. BARREIRA (2014) RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA, MESMO PARA OS QUE NÃO BUSCAM SER SOCIÓLOGOS, UMA VEZ QUE, A DISCIPLINA PROPORCIONA CONHECIMENTOS QUE POSSIBILITAM UMA COMPREENSÃO PARA OS MECANISMOS DA VIDA SOCIAL E SEUS FUNCIONAMENTOS. PORTANTO, A SOCIOLOGIA EXIGE O MANEJO DE CONCEITOS E TEORIAS QUE POSSAM EXPLICAR AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS OU COTIDIANAS. A SOCIOLOGIA TEM UM PAPEL CRUCIAL PARA AS RELAÇÕES SOCIAIS E PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS (LAHIRE, 2014). NESSE SENTINDO, BARREIRA (2014) SALIENTAR QUE O ENSINO SÓ SERÁ PRAZEROSO PARA O ESTUDANTE, QUANDO O DOCENTE PROMOVER UMA METODOLOGIA QUE CHAME A ATENÇÃO DO ALUNO PARA A DISCUSSÃO NA AULA. CONTUDO, VERIFICAMOS QUE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PROPORCIONA UMA VISÃO MAIS AMPLA E RACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA. MEDIANTE ISSO, PERCEBEMOS QUE O ENSINO SE MOSTRA FALHO EM INCENTIVOS METODOLÓGICOS/PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE CIENTISTAS SOCIAIS NA DOCENCIA E QUE AINDA ENFRENTA INSTABILIDADE NA GRADE CURRICULAR, LOGO, FATORES LIGADOS AOS INTERESSES DE CADA GOVERNO. ADEMAIS, O ENSINO DE SOCIOLOGIA É MOTIVADOR DE EMANCIPAÇÃO DAS CLASSES MAIS BAIXAS, OU SEJA, INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA CONSTRUÇÃO DA VISÃO QUE OS ESTUDANTES TERÃO SOBRE O SEU PAPEL E O QUE COMO PODEM CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA.
REFERENCIAS
BARREIRA, IRLYS ALENCAR FIRMO. O OFÍCIO DE ENSINAR PARA INICIANTES: CONTRIBUIÇÕES AO MODO SOCIOLÓGICO DE PENSAR. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, FORTALEZA, V. 45, N. 1, JAN/JUN, 2014, P. 63-85.
LAHIRE, BERNARD. VIVER E INTERPRETAR O MUNDO SOCIAL: PARA QUE SERVE O ENSINO DA SOCIOLOGIA? REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, FORTALEZA, V. 45, N. 1, JAN/JUN, 2014, P.45-61.
MILLS, C.WRIGHT. A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. 6ª. ED. RIO DE JANEIRO: ZAHAR EDITORES, 1982.
PICANÇO, MIGUEL DE NAZARÉ BRITO. O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO. REIS, V. 1, N. 2, SET.-DEZ. 2017, P. 05-17.
SILVA, ILEIZI FIORELLI. A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: OS DESAFIOS INSTITUCIONAIS E EPISTEMOLÓGICOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA DISCIPLINA. CRONOS, NATAL-RN, V.8, N.2, P.403-427, JUL./DEZ. 2007.
TOMAZI, NELSON DACIO. INICIAÇÃO À SOCIOLOGIA/ NELSON DACIO TOMAZI [ET AL.]. 2. ED REV. E AMPL. SÃO PAULO: ATUAL, 2000.