A PESQUISA APRESENTA ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ÂMBITO DO PROJETO NÓS PROPOMOS UFRRJ NOVA IGUAÇU REALIZADO AO LONGO DE TRÊS ANOS NO ENSINO MÉDIO EM PARCERIA COM O COLÉGIO ESTADUAL ENGENHEIRO ARÊA LEÃO NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU/RJ. O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA É ANALISAR O PROJETO NÓS PROPOMOS UFRRJ NOVA IGUAÇU NA BAIXADA FLUMINENSE E VERIFICAR COMO A CIDADANIA TERRITORIAL PODE SER EFETIVADA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA DE PESQUISA ESTÁ RELACIONADA A ESTUDOS EDUCACIONAIS QUALITATIVOS, QUE ENVOLVEM A LEITURA, ANÁLISE E REFLEXÃO DO QUADRO TEÓRICO CONSTRUÍDO EM PARTE NO PROJETO NÓS PROPOMOS; PRODUÇÃO E ANÁLISE DE DOS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS; E ENTREVISTAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E PROFESSORES. A PESQUISA SEGUIU UM CAMINHO QUE POSSIBILITOU A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO POR MEIO DA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS HUMANOS OLHANDO PARA TEMAS SIGNIFICATIVOS E PARA OS ALUNOS, E EM ESPECIAL PARA A EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA TERRITORIAL. FOI POSSÍVEL REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES AFETIVAS E CONFLITIVAS QUE AS PESSOAS ESTABELECEM COM O TERRITÓRIO, SENDO ESTAS, IMPORTANTES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONHECIMENTO SOCIAL NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO. DIANTE DE TODAS AS INCERTEZAS NO ENSINO MÉDIO, TEMOS UMA CERTEZA: É FUNDAMENTAL LUTAR PARA MANTER OS CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS PARA TODOS OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.