O PRESENTE TRABALHO É PARTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) . NO QUE SE REFERE AS ESCOLHAS METODOLÓGICAS DESTACA-SE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ALGUMAS TÉCNICAS DE PESQUISA NA METODOLOGIA QUALITATIVA QUE APREENDESSE TRAÇOS DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES. UMA DAS CONCLUSÕES DA PESQUISA, É QUE, NESSE CONTEXTO, A PRESENÇA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POLITIZOU-SE. DE UM LADO, AS CIÊNCIAS SOCIAIS PLURAIS E A SOCIOLOGIA CRÍTICA (SILVA, I. 2019), DO OUTRO, O DISCURSO DA “DOUTRINAÇÃO”. NESSE CENÁRIO DE MUDANÇAS, FORAM PROMOVIDAS INÚMERAS MEDIDAS GOVERNAMENTAIS NO BRASIL E NO PARANÁ DE INSPIRAÇÃO NEOLIBERAL. NO CASO DA EDUCAÇÃO, OCORRE O PROCESSO DE REFORMA EMPRESARIAL (FREITAS, 2018). O ENSINO DE SOCIOLOGIA NÃO PASSOU IMUNE A ESSES ACONTECIMENTOS. AS CONDIÇÕES GERADAS PELA LEI N.º 11.684/06 NÃO EXISTEM MAIS. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI N.º 13.415/17) E A BNCC TENDEM A RESULTAR EM RECUOS NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.