A COMPLEXIDADE DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS DEMANDA UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO. A LÓGICA DISCIPLINAR DA SOCIEDADE FORDISTA TEM POUCA VIABILIDADE NUM MUNDO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. NO ENTANTO, PERSISTE UMA SÉRIE DE DESAFIOS RELACIONADOS A COMO REALIZAR TAL MUDANÇA, DE MODO A EVITAR OS REDUCIONISMOS E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DESSES PROCESSOS PELA LÓGICA UTILITARISTA DO MERCADO. SOMADO A ISSO, PERCEBE-SE UMA DEFASAGEM ENTRE A PROPOSTA DA BNCC E A HABILITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO, OS QUAIS, EM GERAL, FORAM E SÃO GRADUADOS NUMA ESTRUTURA DISCIPLINAR, TECNICISTA E RACIONAL. OU SEJA, UMA ESTRUTURA QUE VALORIZA O ESPECIALISTA, O MERCADO DE TRABALHO, E QUE POUCO CONSIDERA AS EMOÇÕES, A EMPATIA, O AUTOCONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO DOS SABERES. NESTE CONTEXTO E EM FACE DESSES DESAFIOS, A MUDANÇA PARECE SER URGENTE E NECESSÁRIA. MAS, QUAL MUDANÇA, COMO ELA SERÁ FEITA E PARA QUAL PROPÓSITO? DE FORMA ALIGEIRADA, PAUTADA EM UMA ARGUMENTAÇÃO CONVINCENTE, MAS SEM UM APORTE FORMATIVO QUALIFICADO? ATÉ QUE PONTO A BNCC ENCARNA UMA MUDANÇA SUBSTANCIAL, OU SE REDUZ A MAIS UMA ESTRATÉGIA NEOLIBERAL DE DIMINUIÇÃO DE CUSTOS E SUCATEAMENTO DA EDUCAÇÃO? TENDO POR REFERÊNCIA O CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, ESSES QUESTIONAMENTOS SÃO FUNDAMENTAIS, POIS A DEPENDER DO REAL PROPÓSITO DESSAS MUDANÇAS, TAIS CONHECIMENTOS TERÃO MAIS OU MENOS IMPORTÂNCIA. EM FACE DO EXPOSTO, O TRABALHO PROCURA PROBLEMATIZAR TAIS INTERROGAÇÕES, À LUZ DO IMPRESCINDÍVEL E NECESSÁRIO PROTAGONISMO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E, QUIÇÁ, FUNDAMENTAL.