O PRESENTE TRABALHO PRETENDE UMA REFLEXÃO ACERCA DA POSSIBILIDADE DE USO DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL. CONSIDERANDO QUE A UNIVERSIDADE, COMO INSTITUIÇÃO FORMADORA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, AINDA APRESENTA UM VÁCUO DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS E QUE ISSO REFLETE DIRETAMENTE NAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS, A INVESTIGAÇÃO VISA POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESTIMAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSIDERANDO A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE TAL QUAL PRECONIZA HOOKS (2013). O REFERENCIAL TEÓRICO SE COMPLEMENTA TAMBÉM A PARTIR DA CRÍTICA AO EPISTEMICÍDIO PRATICADO NAS UNIVERSIDADES OCIDENTAIS (GROSFOGUEL, 2016) E AS IDEIAS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO QUE CONSTAM EM FREIRE (1987). PARA TAL, A INVESTIGAÇÃO SE APOIA TAMBÉM NA LEITURA E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESSENCIAIS, COMO O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DF (CURRÍCULO EM MOVIMENTO), O CURRÍCULO DA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E NA LEI 10639/03 (ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA).