O BRASIL, ASSIM COMO OUTROS PAÍSES USUÁRIOS DE RECURSOS SISTEMAS TECNOLÓGICOS GLOBALIZADOS, CARACTERIZA-SE PRINCIPALMENTE PELA POPULARIZAÇÃO DO ACESSO À TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) QUE POSSIBILITAM UM ACESSO RÁPIDO A UMA GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÃO MODIFICANDO AS RELAÇÕES ENTRE OS PRINCIPAIS MEMBROS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SEJA NO ÂMBITO PESSOAL OU PROFISSIONAL, ELAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES EM TODOS OS ESPAÇOS SOCIAIS. NO CONTEXTO ESCOLAR ESSA REALIDADE NÃO É DIFERENTE, SEJA PROFESSOR OU ALUNO, AMBOS FAZEM USO DE ALGUMA DESSAS TECNOLOGIAS. CIENTE DAS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ESSA NOVA REALIDADE E FAZENDO USO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COMO A SALA DE AULA INVERTIDA, ESTE TRABALHO SE EMBASA NO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PENSADAS POR ESTUDIOSOS COMO BACICH E MORAN (2018) ETC. PARA REFLETIR SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO O TIKTOK EM SALA DE AULA E ASSIM, ENCONTRAR MÉTODOS INOVADORES DE POTENCIALIZAR O ENSINO E A PRÁTICA DE ESPANHOL COM LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE). O PRESENTE TRABALHO DISERTA SOBRE UMA DAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE COMPLEMENTAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE), BASEADA EM PROCESSOS ATIVOS DE FORMA HÍBRIDA Y COM A AJUDA DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS. CONCLUIU-SE QUE A REDE SOCIAL TIKTOK PODE SER UMA FERRAMENTA DE FÁCIL ACESSO PARA ALUNOS MIGRANTES NATIVOS E DIGITAIS QUE PODEM APRIMORAR O ENSINO DO ESPANHOL COM LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE). PRINCIPALMENTE QUANDO SÃO APLICADAS NESTA REDE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, COMO A SALA DE AULA INVERTIDA QUE DÁ AO ALUNO ACESSO PARA ASSUMIR PROTAGONISMO E AUTONOMIA SOBRE SUA APRENDIZAGEM, DANDO-LHE CONHECIMENTOS PARA LEVAR PARA A SALA DE AULA.