AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO PRESENTES NOS JOGOS VIRTUAIS, SUA CONSTITUIÇÃO MULTISEMIÓTICA E A AFINIDADE TIDA ENTRE MUITOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO E OS GAMES, IMPULSIONARAM ESTA PROPOSTA CUJA FINALIDADE FOI ASSOCIAR UM JOGO DIGITAL AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS PICOS. PARA TAL INTENTO, NOS DIRECIONAREMOS PARA A CRIAÇÃO DE UM GAME COMO MÉTODO DE ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO. NESSE SENTIDO NOS BASEAMOS EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO, O LETRAMENTO DIGITAL, OS JOGOS DIGITAIS, E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. ORIENTADOS POR ESSE VIÉS TEÓRICO, ELABORAMOS A PRIMEIRA FASE DO REFERIDO PRODUTO NO FORMATO RPG (ROLE-PLAYING GAMES) COM A FERRAMENTA RPG MAKER XP ®. A PARTIR DESSE DIRECIONAMENTO, OBTIVEMOS COMO RESULTADO O GAME DENOMINADO MOTUS LITTERA CUJO PROPÓSITO FOI TRAZER UM MÉTODO INTERATIVO DE ENSINO PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENVOLVENDO NO MESMO AMBIENTE DE JOGO AS DIFERENTES ÁREAS TOCADAS POR ESSE CAMPO DE ESTUDO, NO ÂMBITO DO ENSINO BÁSICO: LITERATURA E ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA.