MONTAGEM DO PRATO SAUDÁVEL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INCIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA -RR
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 77061 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 2389 "titulo" => "MONTAGEM DO PRATO SAUDÁVEL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INCIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA -RR" "resumo" => "O BRASIL VEM PASSANDO POR UMA TRANSIÇÃO NUTRICIONAL COM OS ÍNDICES DE DESNUTRIÇÃO SENDO REDUZIDO E O DE OBESIDADE GANHADO PROPORÇÕES EPIDÊMICAS. DIANTE DESTE CONTEXTO O PRESENTE PROJETO DE INTERVENÇÃO OBJETIVA REALIZAR UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL VOLTADA PARA A MONTAGEM DO PRATO SAUDÁVEL EM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA–RR. REALIZOU-SE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PEDAGÓGICA COM A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, SENDO SOLICITADO QUE AS CRIANÇAS DESENHASSEM EM UMA PRATINHO O QUE COSTUMAM COMER, DEPOIS REALIZOU UMA ATIVIDADE PRÁTICA COM EXPLANAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E POR FIM AS CRIANÇAS FORAM CONVIDADAS NOVAMENTE A DESENHAR O QUE COSTUMAM COMER. ANALISANDO-SE OS ALIMENTOS CITADOS ANTES E APÓS AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NOTA-SE QUE OS ALIMENTOS DO GRUPO DE CEREAIS, RAÍZES, TUBÉRCULOS E CARNES E LEGUMINOSAS FORAM DESENHADOS DE FORMA SEMELHANTE NOS DOIS MOMENTOS, SENDO O MACARRÃO 19(79,2%) MAIS MENCIONADO ANTES DA ATIVIDADE E ARROZ 18(75%) APÓS E, DOS ALIMENTOS PROTEICOS O FEIJÃO 15(62,5%) FOI O MAIS LEMBRADO NOS DOIS MOMENTOS. JÁ AS FRUTAS FORAM LEMBRADAS 11 VEZES ANTES E 30 E, AS HORTALIÇAS FORAM DESENHADAS COM MAIS FREQUÊNCIA APÓS ATIVIDADE, 17 VEZES AS HORTALIÇAS E APÓS 42 VEZES. AO FINAL DA ATIVIDADE OBSERVOU-SE QUE AS CRIANÇAS DESENHARAM EM SEUS PRATOS DE FORMA MAIS FREQUENTE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES E COM MENOR FREQUÊNCIA ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "OBESIDADE INFANTIL, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ESCOLA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2389_23102021113631.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSYANNY PARENTE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "LU" "autor_email" => "lusyannypa@gmail.com" "autor_ies" => "UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 77061 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 2389 "titulo" => "MONTAGEM DO PRATO SAUDÁVEL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INCIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA -RR" "resumo" => "O BRASIL VEM PASSANDO POR UMA TRANSIÇÃO NUTRICIONAL COM OS ÍNDICES DE DESNUTRIÇÃO SENDO REDUZIDO E O DE OBESIDADE GANHADO PROPORÇÕES EPIDÊMICAS. DIANTE DESTE CONTEXTO O PRESENTE PROJETO DE INTERVENÇÃO OBJETIVA REALIZAR UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL VOLTADA PARA A MONTAGEM DO PRATO SAUDÁVEL EM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA–RR. REALIZOU-SE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PEDAGÓGICA COM A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, SENDO SOLICITADO QUE AS CRIANÇAS DESENHASSEM EM UMA PRATINHO O QUE COSTUMAM COMER, DEPOIS REALIZOU UMA ATIVIDADE PRÁTICA COM EXPLANAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E POR FIM AS CRIANÇAS FORAM CONVIDADAS NOVAMENTE A DESENHAR O QUE COSTUMAM COMER. ANALISANDO-SE OS ALIMENTOS CITADOS ANTES E APÓS AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NOTA-SE QUE OS ALIMENTOS DO GRUPO DE CEREAIS, RAÍZES, TUBÉRCULOS E CARNES E LEGUMINOSAS FORAM DESENHADOS DE FORMA SEMELHANTE NOS DOIS MOMENTOS, SENDO O MACARRÃO 19(79,2%) MAIS MENCIONADO ANTES DA ATIVIDADE E ARROZ 18(75%) APÓS E, DOS ALIMENTOS PROTEICOS O FEIJÃO 15(62,5%) FOI O MAIS LEMBRADO NOS DOIS MOMENTOS. JÁ AS FRUTAS FORAM LEMBRADAS 11 VEZES ANTES E 30 E, AS HORTALIÇAS FORAM DESENHADAS COM MAIS FREQUÊNCIA APÓS ATIVIDADE, 17 VEZES AS HORTALIÇAS E APÓS 42 VEZES. AO FINAL DA ATIVIDADE OBSERVOU-SE QUE AS CRIANÇAS DESENHARAM EM SEUS PRATOS DE FORMA MAIS FREQUENTE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES E COM MENOR FREQUÊNCIA ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "OBESIDADE INFANTIL, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ESCOLA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2389_23102021113631.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSYANNY PARENTE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "LU" "autor_email" => "lusyannypa@gmail.com" "autor_ies" => "UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }