ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR O QUE APONTAM AS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA HOMOLOGAÇÃO DA BNCC. A METODOLOGIA UTILIZADA É A PESQUISA DO TIPO ESTADO DA ARTE; DEFINIMOS COMO FONTE DE DADOS A BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD), ONDE BUSCAMOS TRABALHOS A PARTIR DAS PALAVRAS CHAVE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E BNCC E SELECIONAMOS 5 TRABALHOS QUE ATENDIAM AO NOSSO OBJETIVO E NOS DERAM SUBSÍDIOS PARA NOSSAS REFLEXÕES. OBSERVAMOS QUE A BNCC TEM SIDO FOCO DE UMA DIVERSIDADE DE OLHARES, EM BUSCA DE UMA MELHOR COMPREENSÃO DE SUAS NORMATIVAS E IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL. CONCLUÍMOS QUE ESSE ARTIGO APONTA PARA A NECESSIDADE DE ESTUDOS VOLTADOS PARA REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC, EM ESPECIAL, DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.