NO ENSINO DE QUÍMICA O QUE TEM SE OBSERVADO NA MAIORIA DAS ESCOLAS É A SUPERVALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, COM INCENTIVO A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, SÍMBOLOS E DESCRIÇÃO DE FATOS, DE FORMA QUE ESSAS ESTRATÉGIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESINTERESSE E DESMOTIVAÇÃO PELAS AULAS POR PARTE DOS ESTUDANTES, ALÉM DE POUCO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO PLENA DO CIDADÃO, UMA VEZ QUE OS ESCOLARES SE COMPORTAM COMO MEROS EXPECTADORES E NÃO PARTICIPAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. NESTE SENTIDO, ESTA PESQUISA VISA APRESENTAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA CONTEXTUALIZADA, A QUAL POSSIBILITA AO PROFESSOR RELACIONAR OS CONTEÚDOS COM TEMÁTICAS SÓCIO AMBIENTAIS QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES, COM VISTAS A FAVORECER A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA E FACILITAR A PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SE DARÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A SER REALIZADA EM SEIS MOMENTOS DISTINTOS, PORÉM COMPLEMENTARES. ESPERA-SE QUE ATRAVÉS DO ESTUDO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FELIPE TIAGO GOMES POSSAM APRENDER OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BEM COMO A ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, PROPRIEDADES E ESTADOS FÍSICOS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS ORGANIZADOS NA TABELA PERIÓDICA E CONSIGAM RELACIONAR COM SEU COTIDIANO, BEM COMO QUESTÕES SÓCIO AMBIENTAIS.