Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TABELA PERIÓDICA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77158
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 326
    "inscrito_id" => 2274
    "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA"
    "resumo" => "NO ENSINO DE QUÍMICA O QUE TEM SE OBSERVADO NA MAIORIA DAS ESCOLAS É A SUPERVALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, COM INCENTIVO A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, SÍMBOLOS E DESCRIÇÃO DE FATOS, DE FORMA QUE ESSAS ESTRATÉGIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESINTERESSE E DESMOTIVAÇÃO PELAS AULAS POR PARTE DOS ESTUDANTES, ALÉM DE POUCO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO PLENA DO CIDADÃO, UMA VEZ QUE OS ESCOLARES SE COMPORTAM COMO MEROS EXPECTADORES E NÃO PARTICIPAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. NESTE SENTIDO, ESTA PESQUISA VISA APRESENTAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA CONTEXTUALIZADA, A QUAL POSSIBILITA AO PROFESSOR RELACIONAR OS CONTEÚDOS COM TEMÁTICAS SÓCIO AMBIENTAIS QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES, COM VISTAS A FAVORECER A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA E FACILITAR A PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SE DARÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A SER REALIZADA EM SEIS MOMENTOS DISTINTOS, PORÉM COMPLEMENTARES. ESPERA-SE QUE ATRAVÉS DO ESTUDO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FELIPE TIAGO GOMES POSSAM APRENDER OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BEM COMO A ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, PROPRIEDADES E ESTADOS FÍSICOS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS ORGANIZADOS NA TABELA PERIÓDICA E CONSIGAM RELACIONAR COM SEU COTIDIANO, BEM COMO QUESTÕES SÓCIO AMBIENTAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID2274_14102021141452.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA DA SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA"
    "autor_email" => "valeriasilvaaraujo@gmail."
    "autor_ies" => "ESL CENTRO EDUCACIONAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77158
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 326
    "inscrito_id" => 2274
    "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA"
    "resumo" => "NO ENSINO DE QUÍMICA O QUE TEM SE OBSERVADO NA MAIORIA DAS ESCOLAS É A SUPERVALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, COM INCENTIVO A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, SÍMBOLOS E DESCRIÇÃO DE FATOS, DE FORMA QUE ESSAS ESTRATÉGIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESINTERESSE E DESMOTIVAÇÃO PELAS AULAS POR PARTE DOS ESTUDANTES, ALÉM DE POUCO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO PLENA DO CIDADÃO, UMA VEZ QUE OS ESCOLARES SE COMPORTAM COMO MEROS EXPECTADORES E NÃO PARTICIPAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. NESTE SENTIDO, ESTA PESQUISA VISA APRESENTAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA CONTEXTUALIZADA, A QUAL POSSIBILITA AO PROFESSOR RELACIONAR OS CONTEÚDOS COM TEMÁTICAS SÓCIO AMBIENTAIS QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES, COM VISTAS A FAVORECER A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA E FACILITAR A PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SE DARÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A SER REALIZADA EM SEIS MOMENTOS DISTINTOS, PORÉM COMPLEMENTARES. ESPERA-SE QUE ATRAVÉS DO ESTUDO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FELIPE TIAGO GOMES POSSAM APRENDER OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BEM COMO A ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, PROPRIEDADES E ESTADOS FÍSICOS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS ORGANIZADOS NA TABELA PERIÓDICA E CONSIGAM RELACIONAR COM SEU COTIDIANO, BEM COMO QUESTÕES SÓCIO AMBIENTAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID2274_14102021141452.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA DA SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA"
    "autor_email" => "valeriasilvaaraujo@gmail."
    "autor_ies" => "ESL CENTRO EDUCACIONAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

NO ENSINO DE QUÍMICA O QUE TEM SE OBSERVADO NA MAIORIA DAS ESCOLAS É A SUPERVALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, COM INCENTIVO A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS, SÍMBOLOS E DESCRIÇÃO DE FATOS, DE FORMA QUE ESSAS ESTRATÉGIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA O DESINTERESSE E DESMOTIVAÇÃO PELAS AULAS POR PARTE DOS ESTUDANTES, ALÉM DE POUCO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO PLENA DO CIDADÃO, UMA VEZ QUE OS ESCOLARES SE COMPORTAM COMO MEROS EXPECTADORES E NÃO PARTICIPAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. NESTE SENTIDO, ESTA PESQUISA VISA APRESENTAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA CONTEXTUALIZADA, A QUAL POSSIBILITA AO PROFESSOR RELACIONAR OS CONTEÚDOS COM TEMÁTICAS SÓCIO AMBIENTAIS QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES, COM VISTAS A FAVORECER A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA E FACILITAR A PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SE DARÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A SER REALIZADA EM SEIS MOMENTOS DISTINTOS, PORÉM COMPLEMENTARES. ESPERA-SE QUE ATRAVÉS DO ESTUDO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FELIPE TIAGO GOMES POSSAM APRENDER OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, BEM COMO A ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, PROPRIEDADES E ESTADOS FÍSICOS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS ORGANIZADOS NA TABELA PERIÓDICA E CONSIGAM RELACIONAR COM SEU COTIDIANO, BEM COMO QUESTÕES SÓCIO AMBIENTAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.