SILVA, Cleuton Dos Santos. . Anais V Desfazendo Gênero... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79257>. Acesso em: 24/11/2024 22:06
O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR COMO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO DIRECIONADAS PARA ALUNOS/AS/ES PERTENCENTES A COMUNIDADE LBGTQIA+. NESSE SENTIDO, A PESQUISA SE BASEIA EM UMA ENTREVISTA DE HISTÓRIA ORAL, A PARTIR DA NARRATIVA DE UMA PROFESSORA “TRANS”, DELINEANDO SOBRE SUAS VIVENCIAS DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA INTERRELAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PESQUISA TRAZ COMO BASE DE TEORIZAÇÃO OS ESTUDOS DA HISTÓRIA ORAL, E QUE SE ENTRELAÇA SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA, CORRELACIONANDO-SE COM A RELAÇÃO DE PODER QUE AINDA É IDENTIFICADA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM COMPONENTE CURRICULAR QUE TRADICIONALMENTE CONTRIBUI PARA UMA LÓGICA HETERONORMATIVA, DIRECIONANDO AS MODALIDADES ESPORTIVAS COMO ESPORTES PARA MENINOS E ESPORTES PARA MENINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA, INTENSIFICA A PREDOMINÂNCIA DOS ESPORTES QUE SÃO DIRECIONADOS BINARIAMENTE VOLTADOS PARA O VÍEIS DA SEXUALIDADE, NÃO FAVORECENDO ASSIM, PARA AS INSERÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES DAS IDENTIDADES DE GÊNEROS, IMPOSSIBILITANDO QUE PESSOAS “TRANS” DENTRE OUTROS, PARTICIPEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS NÃO PELA SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL, MAS PELO SEU SEXO BIOLÓGICO. NESSE SENTIDO, É IMPORTANTÍSSIMO RESSALTARMOS QUE, TANTO O SISTEMA DE ENSINO, COMO AS ESCOLAS E OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTEJAM CIENTES DAS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES ESPORTIVAS DIRECIONADAS PARA PESSOAS NÃO BINARIAS, FORTALECENDO ASSIM, A INCLUSÃO ESCOLAR. POIS, A ESCOLA É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DE AUTONOMIA E DE QUEBRAS DE PARADIGMAS. POSSIBILITANDO ASSIM, QUE PESSOAS NÃO BINÁRIAS PARTICIPEM ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. TRANSPONDO ASSIM, ESSES OBSTÁCULOS HEGEMONIZADOS NOS ESPORTES E VIVENCIADOS/AS/ES DIARIAMENTE PELA COMUNIDADE LGBTQIA+.