OLIVEIRA, Leonara Vitória Brito et al.. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79452>. Acesso em: 22/11/2024 03:11
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E PATRIARCAL EM TORNO DE MENINAS E MULHERES ENSINA DESDE SEMPRE A AVERSÃO NO QUE DIZ RESPEITO AO FEMININO, MAIS ESPECIFICAMENTE À INTELIGÊNCIA FEMININA, POIS, A BELEZA DEVE SER SUA PRIORIDADE ENQUANTO UM SER FEMININO E ISTO SE REFLETE EM ATITUDES E COMPORTAMENTOS REFORÇADOS ATRAVÉS DESSE IDEAL MACHISTA. NESSA LÓGICA, ESSE ESTUDO É DE CUNHO HISTÓRICO-BIBLIOGRÁFICO, O MESMO EMPREGOU COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO, O CARÁTER EXPLICATIVO, OBJETIVANDO ANALISAR A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ADVINDO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO SOCIAL, CULTURAL E PATRIARCAL BRASILEIRO, RELACIONANDO-O COM O ESTIGMA QUE AS MULHERES VIVENCIAM, TENDO EM VISTA, A DISCUSSÃO ACERCA DO PAPEL EDUCACIONAL NA TRANSFORMAÇÃO DA CONJUNTURA DA SOCIEDADE PATRIARCAL. DESSA FORMA, OBSERVOU-SE QUE A INTELIGÊNCIA É POR VEZES DOTADA COMO UM ATRIBUTO ERÓTICO DO HOMEM, EM QUE O PAPEL DA EDUCAÇÃO É DESNATURALIZAR ESSA IDEALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE QUE A CULTURA DO MACHISMO ESTÁ IMBRICADA DESDE CEDO NO CONTEXTO FEMININO E ISSO AFETA DESDE SEMPRE A FORMULAÇÃO DO AUTOCONCEITO. ADEMAIS, CONCLUI-SE TAMBÉM QUE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NESSE PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO IDEALÍSTICA E COLETIVA DEVE SE DIRECIONAR ACERCA DA REFLEXÃO E REFORMULAÇÃO DE CONCEPÇÕES ACERCA DE COMPORTAMENTOS QUE DEVEM SER DE MENINAS E/OU COMPORTAMENTOS DE MENINOS, TENDO EM VISTA TAMBÉM, O PAPEL DA FAMÍLIA NA DESCONSTRUÇÃO DESSA IDEALIZAÇÃO QUE FOI NATURALIZADA NO PROCESSO EDUCACIONAL DURANTE TODO ESTE TEMPO.