UM DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA ESCOLA TRADICIONAL, TECNICISTA E MODERNA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79460 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "UM DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA ESCOLA TRADICIONAL, TECNICISTA E MODERNA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS DISCUTIR SOBRE O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DE ENSINO DA ESCOLA TRADICIONAL, TECNICISTA E MODERNA, A FIM DE COMPREENDER O PAPEL DA AVALIAÇÃO ESCOLAR E SEUS EFEITOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE COMPREENDERMOS QUE TAL PRÁTICA TINHA FUNÇÕES, MÉTODOS E INSTRUMENTOS DIFERENTES NO CONTEXTO DE ENSINO NESSAS ESCOLAS. METODOLOGICAMENTE ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA, VOTADA PARA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESCRITIVA E EXPLICATIVA. NESSE CONTEXTO, NOSSAS DISCUSSÕES TIVERAM RESPALDO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE OLIVEIRA (1978), LIBÂNEO (1994), MELO (2006), LUCKESI (2008), ENTRE OUTROS AUTORES QUE SE DEDICAM AOS ESTUDOS SOBRE DOCÊNCIA E AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS, INFERIMOS QUE A FUNÇÃO DE AVALIAR SOFREU MODIFICAÇÕES AO LONGO DOS TEMPOS, SE CONSIDERARMOS A MANEIRA COMO O PROFESSOR DIDATIZAVA SUAS AULAS NESSES TRÊS TIPOS DE ESCOLAS. PORTANTO, A AÇÃO DE AVALIAR, NA ESCOLA TRADICIONAL E TECNICISTA, ERA CARACTERIZADA COMO UM PROCESSO MECÂNICO E RESTRINGINDO-SE, PRIORITARIAMENTE, A DADOS QUANTITATIVOS. OS MÉTODOS AVALIATIVOS FUNCIONAVAM COMO ESPÉCIE DE CONTROLE E DE PODER. JÁ NA ESCOLA MODERNA, TAL AÇÃO GANHOU UM NOVO OLHAR, PASSANDO A SER UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA, FLEXÍVEL, CORROBORANDO PARA UMA ABORDAGEM MAIS QUALITATIVA. EM SÍNTESE, A AVALIAÇÃO GANHOU DIFERENTES CONOTAÇÕES ATÉ SE CHEGAR A UM MODELO EM QUE A NOTA (FATOR QUANTITATIVO) NÃO É O ÚNICO CRITÉRIO AVALIATIVO, TAMPOUCO O MAIS IMPORTANTE, JÁ QUE CABE AO DOCENTE AVALIAR O ALUNO CONFORME SUAS POTENCIALIDADES, DIFICULDADES E SUA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA A PARTIR DE DIFERENTES MÉTODOS OU ESTRATÉGIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, ENSINO, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID353_09072021100738.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEI FRANCISCO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VANDERLEI LIMA" "autor_email" => "vanderlei.6@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79460 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "UM DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA ESCOLA TRADICIONAL, TECNICISTA E MODERNA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS DISCUTIR SOBRE O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DE ENSINO DA ESCOLA TRADICIONAL, TECNICISTA E MODERNA, A FIM DE COMPREENDER O PAPEL DA AVALIAÇÃO ESCOLAR E SEUS EFEITOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE COMPREENDERMOS QUE TAL PRÁTICA TINHA FUNÇÕES, MÉTODOS E INSTRUMENTOS DIFERENTES NO CONTEXTO DE ENSINO NESSAS ESCOLAS. METODOLOGICAMENTE ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA, VOTADA PARA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESCRITIVA E EXPLICATIVA. NESSE CONTEXTO, NOSSAS DISCUSSÕES TIVERAM RESPALDO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE OLIVEIRA (1978), LIBÂNEO (1994), MELO (2006), LUCKESI (2008), ENTRE OUTROS AUTORES QUE SE DEDICAM AOS ESTUDOS SOBRE DOCÊNCIA E AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS, INFERIMOS QUE A FUNÇÃO DE AVALIAR SOFREU MODIFICAÇÕES AO LONGO DOS TEMPOS, SE CONSIDERARMOS A MANEIRA COMO O PROFESSOR DIDATIZAVA SUAS AULAS NESSES TRÊS TIPOS DE ESCOLAS. PORTANTO, A AÇÃO DE AVALIAR, NA ESCOLA TRADICIONAL E TECNICISTA, ERA CARACTERIZADA COMO UM PROCESSO MECÂNICO E RESTRINGINDO-SE, PRIORITARIAMENTE, A DADOS QUANTITATIVOS. OS MÉTODOS AVALIATIVOS FUNCIONAVAM COMO ESPÉCIE DE CONTROLE E DE PODER. JÁ NA ESCOLA MODERNA, TAL AÇÃO GANHOU UM NOVO OLHAR, PASSANDO A SER UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA, FLEXÍVEL, CORROBORANDO PARA UMA ABORDAGEM MAIS QUALITATIVA. EM SÍNTESE, A AVALIAÇÃO GANHOU DIFERENTES CONOTAÇÕES ATÉ SE CHEGAR A UM MODELO EM QUE A NOTA (FATOR QUANTITATIVO) NÃO É O ÚNICO CRITÉRIO AVALIATIVO, TAMPOUCO O MAIS IMPORTANTE, JÁ QUE CABE AO DOCENTE AVALIAR O ALUNO CONFORME SUAS POTENCIALIDADES, DIFICULDADES E SUA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA A PARTIR DE DIFERENTES MÉTODOS OU ESTRATÉGIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, ENSINO, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID353_09072021100738.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEI FRANCISCO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VANDERLEI LIMA" "autor_email" => "vanderlei.6@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }