A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO DE CAXIAS, MA.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79474 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 490 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO DE CAXIAS, MA." "resumo" => "O LIVRO DID?TICO ? UM MATERIAL DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA NA EDUCA??O, LOGO, ? ATRAV?S DELE QUE O PROFESSOR ORGANIZA, DESENVOLVE E AVALIA SEU TRABALHO PEDAG?GICO DE SALA DE AULA, SENDO PARA OS ALUNOS UM DOS ELEMENTOS DETERMINANTES DA SUA RELA??O COM AS DISCIPLINAS CURRICULARES. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, SURGE NO ?MBITO EDUCACIONAL O ENSINO REMOTO, COMO UM FORMATO DE ESCOLARIZA??O MEDIADO POR TECNOLOGIA, QUE ASSEGURA AS CONDI??ES DE DISTANCIAMENTO PROFESSOR E ALUNO, TENTO O INTUITO DE OFERTAR O ACESSO TEMPOR?RIO AOS CONTE?DOS CURRICULARES QUE SERIAM DESENVOLVIDOS PRESENCIALMENTE. POR SE TRATAR DE UMA ESTRAT?GIA NOVA DE ENSINO, O ENSINO REMOTO TRAZ CONSIGO MUDAN?AS METODOL?GICAS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO COLETAR INFORMA??ES SOBRE COMO EST? SENDO A UTILIZA??O DO LIVRO DID?TICO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARA ISSO FOI REALIZADA A APLICA??O DE FORMUL?RIOS ONLINE, EM QUATRO ESCOLAS DE ENSINO M?DIO DESTINADOS A 220 ALUNOS DO 1? AO 3? ANO E A OITO PROFESSORES DE BIOLOGIA DESTAS. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE NA OPINI?O DOS DOCENTES HOUVERAM POUCAS MUDAN?AS NO USO DO LIVRO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO, J? PARA OS DISCENTES HOUVE DE CERTA FORMA UMA SUBSTITUI??O DO LIVRO POR FERRAMENTAS ENCONTRADAS NO MEIO DIGITAL. A PARTIR DAS INFORMA??ES COLETADAS, OBSERVOU-SE A NECESSIDADE DE CONVERSAS ENTRE OS ALUNOS E PROFESSORES SOBRE O USO DO LIVRO DID?TICO NO ENSINO REMOTO, PARA QUE AS CONTROV?RSIAS ENTRE A PERCEP??O DELES SOBRE O ASSUNTO, POSSAM SER ALINHADAS, DE MODO A SUPRIR AS NECESSIDADES TANTO DE QUEM ENSINA, COMO DE QUEM APRENDE REMOTAMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, COVID-19, PANDEMIA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID490_21052021214305.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA BARBARA E SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "BARBARA BARROS " "autor_email" => "barbarabarros1234@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79474 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 490 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO DE CAXIAS, MA." "resumo" => "O LIVRO DID?TICO ? UM MATERIAL DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA NA EDUCA??O, LOGO, ? ATRAV?S DELE QUE O PROFESSOR ORGANIZA, DESENVOLVE E AVALIA SEU TRABALHO PEDAG?GICO DE SALA DE AULA, SENDO PARA OS ALUNOS UM DOS ELEMENTOS DETERMINANTES DA SUA RELA??O COM AS DISCIPLINAS CURRICULARES. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, SURGE NO ?MBITO EDUCACIONAL O ENSINO REMOTO, COMO UM FORMATO DE ESCOLARIZA??O MEDIADO POR TECNOLOGIA, QUE ASSEGURA AS CONDI??ES DE DISTANCIAMENTO PROFESSOR E ALUNO, TENTO O INTUITO DE OFERTAR O ACESSO TEMPOR?RIO AOS CONTE?DOS CURRICULARES QUE SERIAM DESENVOLVIDOS PRESENCIALMENTE. POR SE TRATAR DE UMA ESTRAT?GIA NOVA DE ENSINO, O ENSINO REMOTO TRAZ CONSIGO MUDAN?AS METODOL?GICAS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO COLETAR INFORMA??ES SOBRE COMO EST? SENDO A UTILIZA??O DO LIVRO DID?TICO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PARA ISSO FOI REALIZADA A APLICA??O DE FORMUL?RIOS ONLINE, EM QUATRO ESCOLAS DE ENSINO M?DIO DESTINADOS A 220 ALUNOS DO 1? AO 3? ANO E A OITO PROFESSORES DE BIOLOGIA DESTAS. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE NA OPINI?O DOS DOCENTES HOUVERAM POUCAS MUDAN?AS NO USO DO LIVRO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO, J? PARA OS DISCENTES HOUVE DE CERTA FORMA UMA SUBSTITUI??O DO LIVRO POR FERRAMENTAS ENCONTRADAS NO MEIO DIGITAL. A PARTIR DAS INFORMA??ES COLETADAS, OBSERVOU-SE A NECESSIDADE DE CONVERSAS ENTRE OS ALUNOS E PROFESSORES SOBRE O USO DO LIVRO DID?TICO NO ENSINO REMOTO, PARA QUE AS CONTROV?RSIAS ENTRE A PERCEP??O DELES SOBRE O ASSUNTO, POSSAM SER ALINHADAS, DE MODO A SUPRIR AS NECESSIDADES TANTO DE QUEM ENSINA, COMO DE QUEM APRENDE REMOTAMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, COVID-19, PANDEMIA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID490_21052021214305.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA BARBARA E SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "BARBARA BARROS " "autor_email" => "barbarabarros1234@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }