ESSE ARTIGO DIZ RESPEITO AO RESULTADO DE UM MOMENTO DE REG?NCIA DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA UEPB, SUBPROJETO DE MATEM?TICA CAMPUS CAMPINA GRANDE, QUE OCORREU NA EMEF PADRE ANTONINO, CAMPINA GRANDE, PARA?BA. APRESENTAMOS UMA EXPERI?NCIA DA UTILIZA??O DA HIST?RIA DOS N?MEROS RACIONAIS PARA UMA TURMA DO 8? ANO. DEVIDO AO CONTEXTO DE PANDEMIA EM QUE O PA?S SE ENCONTRA, A MESMA OCORREU DE MANEIRA REMOTA VIA PLATAFORMA GOOGLE MEET. UTILIZAMOS UM DIAGRAMA METODOL?GICO QUE AUXILIOU NA PREPARA??O DA AULA E EXPLICA??O PARA OS ALUNOS. BASEADO NO DIAGRAMA, DESENVOLVEMOS UM V?DEO E UMA APRESENTA??O EM SLIDES QUE CONTAVAM OS PRINCIPAIS FATOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA IDEIA DE N?MEROS RACIONAIS. DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NA EXPERI?NCIA, 70% CONCORDARAM QUE O USO DA HIST?RIA DA MATEM?TICA TORNOU A AULA MAIS DIN?MICA E INTERESSANTE.