CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA OFICINA PEDAGÓGICA ‘COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?’
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79516 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA OFICINA PEDAGÓGICA ‘COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?’" "resumo" => "O PROTAGONISMO DO PROFESSOR EM SEU PR?PRIO PROCESSO FORMATIVO ? SEGREGADO POR ALGUNS PROGRAMAS DE FORMA??O VINCULADOS A V?RIOS ?RG?OS E INST?NCIAS DA GEST?O P?BLICA BRASILEIRA. VISTO QUE, PARA MUITOS, O PROFESSOR AINDA ? CONSIDERADO COMO REPRODUTOR DE CURR?CULO E T?CNICAS PEDAG?GICAS. COMO PROPOSTA DE SUPERA??O DESSA IDEIA (PROFESSOR T?CNICO), A OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? FOI CONSTITU?DA VISANDO PERMITIR AO PROFESSOR: REFLETIR SOBRE SUA PR?TICA PEDAG?GICA, SOCIALIZAR SUAS EXPERI?NCIAS E CONSTRUIR SEUS PR?PRIOS MECANISMOS PARA O FAZER DOCENTE NAS AULAS DE CI?NCIAS DA NATUREZA. PORTANTO, A PROPOSTA DESTE ARTIGO ? DISCUTIR, ? LUZ DAS CONCEP??ES DOS PROFESSORES, SOBRE A RELA??O DA OFICINA PEDAG?GICA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA PARTE DA PROBLEM?TICA: DE QUE MANEIRA OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? MANIFESTAM SUAS CONCEP??ES SOBRE A RELA??O DAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS DESENVOLVIDAS NA OFICINA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA? O APORTE TE?RICO-METODOL?GICO PARA AN?LISE DOS DISCURSOS DOS DOCENTES FIRMA-SE EM UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, AMPARADA EM BRAND?O (2012), CUNHA E SANTOS (2021), CARVALHO E GIL-P?REZ (2011) E ORLANDI (2009). O CURSO ACONTECEU NOS DIAS 11 E 12 DE MAIO DE 2021, EM UM MUNIC?PIO PARANAENSE INTEGRANDO O CRONOGRAMA DA I SEMANA DE ASTRONOMIA, PROMOVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA??O, CUJA A PROPOSTA FOI DISCUTIR QUEST?ES DE ASTRONOMIA NA EDUCA??O B?SICA. O ESTUDO DESVENDOU A PREFER?NCIA DOS EDUCADORES POR FORMA??O COM UM VI?S MAIS PR?TICO, DE FORMA A INTER-RELACIONAR TEORIA E PR?TICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, OFICINA PEDAGÓGICA, EXPERIMENTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1213_23062021110111.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO" "autor_email" => "marinhoaluiz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79516 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA OFICINA PEDAGÓGICA ‘COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?’" "resumo" => "O PROTAGONISMO DO PROFESSOR EM SEU PR?PRIO PROCESSO FORMATIVO ? SEGREGADO POR ALGUNS PROGRAMAS DE FORMA??O VINCULADOS A V?RIOS ?RG?OS E INST?NCIAS DA GEST?O P?BLICA BRASILEIRA. VISTO QUE, PARA MUITOS, O PROFESSOR AINDA ? CONSIDERADO COMO REPRODUTOR DE CURR?CULO E T?CNICAS PEDAG?GICAS. COMO PROPOSTA DE SUPERA??O DESSA IDEIA (PROFESSOR T?CNICO), A OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? FOI CONSTITU?DA VISANDO PERMITIR AO PROFESSOR: REFLETIR SOBRE SUA PR?TICA PEDAG?GICA, SOCIALIZAR SUAS EXPERI?NCIAS E CONSTRUIR SEUS PR?PRIOS MECANISMOS PARA O FAZER DOCENTE NAS AULAS DE CI?NCIAS DA NATUREZA. PORTANTO, A PROPOSTA DESTE ARTIGO ? DISCUTIR, ? LUZ DAS CONCEP??ES DOS PROFESSORES, SOBRE A RELA??O DA OFICINA PEDAG?GICA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA PARTE DA PROBLEM?TICA: DE QUE MANEIRA OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA OFICINA PEDAG?GICA ?COMO SE FORMA O ARCO-?RIS?? MANIFESTAM SUAS CONCEP??ES SOBRE A RELA??O DAS ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS DESENVOLVIDAS NA OFICINA COM SUA PR?TICA EM SALA DE AULA? O APORTE TE?RICO-METODOL?GICO PARA AN?LISE DOS DISCURSOS DOS DOCENTES FIRMA-SE EM UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, AMPARADA EM BRAND?O (2012), CUNHA E SANTOS (2021), CARVALHO E GIL-P?REZ (2011) E ORLANDI (2009). O CURSO ACONTECEU NOS DIAS 11 E 12 DE MAIO DE 2021, EM UM MUNIC?PIO PARANAENSE INTEGRANDO O CRONOGRAMA DA I SEMANA DE ASTRONOMIA, PROMOVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA??O, CUJA A PROPOSTA FOI DISCUTIR QUEST?ES DE ASTRONOMIA NA EDUCA??O B?SICA. O ESTUDO DESVENDOU A PREFER?NCIA DOS EDUCADORES POR FORMA??O COM UM VI?S MAIS PR?TICO, DE FORMA A INTER-RELACIONAR TEORIA E PR?TICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, OFICINA PEDAGÓGICA, EXPERIMENTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1213_23062021110111.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO" "autor_email" => "marinhoaluiz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }