A LITERATURA INFANTIL NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA: INTERFACES COM O CONTEXTO ESCOLAR
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79522 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 737 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA: INTERFACES COM O CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE ANALISAR O LIVRO MEU CRESPO É DE RAINHA, DE BELL HOOKS, E SUA REVERBERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA. ESSE OBJETIVO GERAL SE DESDOBRA EM TRÊS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: COMPREENDER AS NUANCES DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA A PARTIR DOS ELEMENTOS E FORMAS PRESENTES NA LITERATURA INFANTIL; DESTACAR O CABELO CRESPO COMO ELEMENTO DE EMPODERAMENTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA REPRESENTADO NO LIVRO MEU CRESPO É DE RAINHA; PROBLEMATIZAR A INSERÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO ESPAÇO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA. A PESQUISA SE CONFIGURA COMO BIBLIOGRÁFICA PORQUE É UM TIPO DE PESQUISA QUE ENGLOBA VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA, OBSERVAÇÃO E ACUIDADE NA ESCOLHA E NA CONDUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. ELEGEU-SE DUAS CATEGORIAS DE ANÁLISE: “MEU CRESPO É DE RAINHA” (1) E “A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE” (2) PARA FAZER A REFLEXÃO ACERCA DA RELAÇÃO LITERATURA INFANTIL E CRIANÇA NEGRA, E SOBRE A POTENCIALIDADE DESSA RELAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES PARA A DESINTEGRAÇÃO DA COLONIALIDADE DOS CORPOS. DESSA REFLEXÃO DEPREENDE-SE QUE AS INFÂNCIAS DAS CRIANÇAS NEGRAS PRECISAM SER BANHADAS POR LIVROS DE LITERATURA INFANTIL COMO O MEU CRESPO É DE RAINHA NA ESCOLA. ESSAS LEITURAS CONTRIBUIRÃO NO DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO DA CRIANÇA, ELA PODERÁ SE VER REPRESENTADA E AFIRMAR SUA IDENTIDADE DE CRIANÇA NEGRA, SER MOBILIZADA A SONHAR EM SER O QUE QUISER À MEDIDA QUE SE RECONHECE NOS PERSONAGENS NEGROS QUE, POR SUA VEZ, ATIVAM SONHOS E BELEZAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, CRIANÇA NEGRA, CABELO, IDENTIDADE, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID737_26062021230645.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA CAVALCANTI CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARIA PAULA" "autor_email" => "mariiapaula18carvalho@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79522 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 737 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA: INTERFACES COM O CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE ANALISAR O LIVRO MEU CRESPO É DE RAINHA, DE BELL HOOKS, E SUA REVERBERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA. ESSE OBJETIVO GERAL SE DESDOBRA EM TRÊS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: COMPREENDER AS NUANCES DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA A PARTIR DOS ELEMENTOS E FORMAS PRESENTES NA LITERATURA INFANTIL; DESTACAR O CABELO CRESPO COMO ELEMENTO DE EMPODERAMENTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA REPRESENTADO NO LIVRO MEU CRESPO É DE RAINHA; PROBLEMATIZAR A INSERÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO ESPAÇO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA. A PESQUISA SE CONFIGURA COMO BIBLIOGRÁFICA PORQUE É UM TIPO DE PESQUISA QUE ENGLOBA VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA, OBSERVAÇÃO E ACUIDADE NA ESCOLHA E NA CONDUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. ELEGEU-SE DUAS CATEGORIAS DE ANÁLISE: “MEU CRESPO É DE RAINHA” (1) E “A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE” (2) PARA FAZER A REFLEXÃO ACERCA DA RELAÇÃO LITERATURA INFANTIL E CRIANÇA NEGRA, E SOBRE A POTENCIALIDADE DESSA RELAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES PARA A DESINTEGRAÇÃO DA COLONIALIDADE DOS CORPOS. DESSA REFLEXÃO DEPREENDE-SE QUE AS INFÂNCIAS DAS CRIANÇAS NEGRAS PRECISAM SER BANHADAS POR LIVROS DE LITERATURA INFANTIL COMO O MEU CRESPO É DE RAINHA NA ESCOLA. ESSAS LEITURAS CONTRIBUIRÃO NO DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO DA CRIANÇA, ELA PODERÁ SE VER REPRESENTADA E AFIRMAR SUA IDENTIDADE DE CRIANÇA NEGRA, SER MOBILIZADA A SONHAR EM SER O QUE QUISER À MEDIDA QUE SE RECONHECE NOS PERSONAGENS NEGROS QUE, POR SUA VEZ, ATIVAM SONHOS E BELEZAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, CRIANÇA NEGRA, CABELO, IDENTIDADE, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID737_26062021230645.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA CAVALCANTI CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARIA PAULA" "autor_email" => "mariiapaula18carvalho@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }