VERÇOSA, Ysmélia De Lima et al.. Mestres- escolas do sertão. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79525>. Acesso em: 22/11/2024 14:35
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO QUE PROCUROU DELINEAR O PERCURSO HISTÓRICO DOS MESTRES-ESCOLAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. TRATAVA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA QUE TEVE COMO FONTE PRINCIPAL DE INFORMAÇÃO, UM CONJUNTO DE OBRAS ESCRITAS POR VIEIRA (2011), SOUSA (2016), PINHEIRO (2017) E SOUSA, VERÇOSA ET ALL (2019). A LEITURA E A ANÁLISE DO REFERENCIAL NOS PERMITIRAM CONCLUIR QUE, NOS SERTÕES PIAUIENSE, ASSIM COMO NAS ZONAS SUBURBANAS DAS CIDADES, ONDE PREVALECIAM ÍNDICES ELEVADOS DE PESSOAS ANALFABETAS O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO PERMANECIA SOB A RESPONSABILIDADE DIRETA DAS FAMÍLIAS QUE LANÇAVAM MÃO DOS MESTRES-ESCOLAS EXISTENTES NA REGIÃO PARA QUE SEUS FILHOS FOSSEM INICIADOS NO MUNDO DOS LETRADOS.