DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO NO ENSINO
FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DA
FUNÇÃO DIAGNÓSTICA À CLASSIFICATÓRIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79564 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 353 "titulo" => """ DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO NO ENSINO \r\n FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DA \r\n FUNÇÃO DIAGNÓSTICA À CLASSIFICATÓRIA """ "resumo" => """ NESTE TRABALHO, OBJETIVAMOS DISCUTIR SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E CLASSIFICATÓRIA NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19, A FIM DE COMPREENDER A RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO, BEM COMO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NO QUE SE REFERE À SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA DIANTE DESTE NOVO CENÁRIO DE SE PENSAR O ENSINO. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE COMPREENDERMOS AS FUNÇÕES E A MISSÃO DO ATO \r\n DE AVALIAR DIANTE DE UMA REALIDADE INESPERADA, PORÉM IMPOSTA EM RAZÃO DESSA SITUAÇÃO EXCEPCIONAL EM QUE SE ENCONTRA, ATUALMENTE, A HUMANIDADE. METODOLOGICAMENTE, ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA, VOLTADA PARA UMA ABORDAGEM DESCRITIVA, INTERPRETATIVA E QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FORAM ANALISADOS DISCURSOS DE DUAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (P1 E P2) SOBRE O ATO DE AVALIAR A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO. NESSE CONTEXTO, NOSSAS DISCUSSÕES TIVERAM RESPALDO TEÓRICO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE LIBÂNEO (1994), HOFFMANN (2003), ROMÃO (2005), CRUZ (2014) E OLIVEIRA (1978), ENTRE OUTROS AUTORES QUE SE DEDICAM AOS ESTUDOS SOBRE DOCÊNCIA E AVALIAÇÃO. LOGO, CONSIDERANDO A ANÁLISE FEITA E OS RESULTADOS OBTIDOS, INFERIMOS QUE A TAREFA DE AVALIAR É UMA AÇÃO COMPLEXA, PORÉM NECESSÁRIA, PRINCIPALMENTE DIANTE DESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO QUE É A FORMA REMOTA. A AÇÃO DE AVALIAR REQUER ATENÇÃO E REPONSABILIDADE QUANTO À SUA APLICABILIDADE, VISTO QUE A FUNÇÃO DIAGNÓSTICA, \r\n FORMATIVA E CLASSIFICATÓRIA PRECISA SER TRABALHADA CONJUNTAMENTE COM VISTAS À OBTENÇÃO DO MELHOR RESULTADO PARA UMA AVALIAÇÃO EFICAZ, JUSTA, DEMOCRÁTICA E PROMOTORA DA APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, AULAS REMOTAS, DESAFIOS, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID353_05072021165907.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEI FRANCISCO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VANDERLEI LIMA" "autor_email" => "vanderlei.6@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79564 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 353 "titulo" => """ DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO NO ENSINO \r\n FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DA \r\n FUNÇÃO DIAGNÓSTICA À CLASSIFICATÓRIA """ "resumo" => """ NESTE TRABALHO, OBJETIVAMOS DISCUTIR SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E CLASSIFICATÓRIA NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS EM VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19, A FIM DE COMPREENDER A RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO, BEM COMO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NO QUE SE REFERE À SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA DIANTE DESTE NOVO CENÁRIO DE SE PENSAR O ENSINO. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE COMPREENDERMOS AS FUNÇÕES E A MISSÃO DO ATO \r\n DE AVALIAR DIANTE DE UMA REALIDADE INESPERADA, PORÉM IMPOSTA EM RAZÃO DESSA SITUAÇÃO EXCEPCIONAL EM QUE SE ENCONTRA, ATUALMENTE, A HUMANIDADE. METODOLOGICAMENTE, ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA, VOLTADA PARA UMA ABORDAGEM DESCRITIVA, INTERPRETATIVA E QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FORAM ANALISADOS DISCURSOS DE DUAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (P1 E P2) SOBRE O ATO DE AVALIAR A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO. NESSE CONTEXTO, NOSSAS DISCUSSÕES TIVERAM RESPALDO TEÓRICO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE LIBÂNEO (1994), HOFFMANN (2003), ROMÃO (2005), CRUZ (2014) E OLIVEIRA (1978), ENTRE OUTROS AUTORES QUE SE DEDICAM AOS ESTUDOS SOBRE DOCÊNCIA E AVALIAÇÃO. LOGO, CONSIDERANDO A ANÁLISE FEITA E OS RESULTADOS OBTIDOS, INFERIMOS QUE A TAREFA DE AVALIAR É UMA AÇÃO COMPLEXA, PORÉM NECESSÁRIA, PRINCIPALMENTE DIANTE DESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO QUE É A FORMA REMOTA. A AÇÃO DE AVALIAR REQUER ATENÇÃO E REPONSABILIDADE QUANTO À SUA APLICABILIDADE, VISTO QUE A FUNÇÃO DIAGNÓSTICA, \r\n FORMATIVA E CLASSIFICATÓRIA PRECISA SER TRABALHADA CONJUNTAMENTE COM VISTAS À OBTENÇÃO DO MELHOR RESULTADO PARA UMA AVALIAÇÃO EFICAZ, JUSTA, DEMOCRÁTICA E PROMOTORA DA APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, AULAS REMOTAS, DESAFIOS, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID353_05072021165907.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEI FRANCISCO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VANDERLEI LIMA" "autor_email" => "vanderlei.6@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }