O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA COMO BOLSISTA DE INICIA??O ? DOC?NCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID) ENTRE OS ANOS 2020 E 2021 NO CURSO DE GRADUA??O EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA, DIANTE DO CEN?RIO DE ENSINO REMOTO E REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUI??O DO PROGRAMA NA FORMA??O DOCENTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA MUNDIAL DA COVID-19. FOI UTILIZADA ABORDAGEM QUALITATIVA; REALIZADA PESQUISA DOCUMENTAL TENDO COMO
FONTE DE DADOS DOCUMENTOS LEGAIS REFERENTES AO PROGRAMA E RELATOS DAS EXPERI?NCIAS ORIUNDAS DA
PARTICIPA??O DE TR?S BOLSISTAS NO REFERENTE PROGRAMA. AS ATIVIDADES APRESENTADAS NESSE TRABALHO LEVAM EM CONSIDERA??O OS ESTUDOS DE AUTORES QUE TRATAM DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, TEORIA E PR?TICA E FORMA??O DOCENTE, TAIS COMO: N?VOA (1992), TARDIF (2012), SOARES (2020), LIB?NEO (2001), PIMENTA E LIMA (2004), FREIRE (1996), LUCKESI (2010) E OUTROS AUTORES. FORAM REALIZADOS ESTUDOS TE?RICOS E EXPERI?NCIAS DE PR?TICA PEDAG?GICA, COMO CONCLUS?O APONTOU-SE COMO O PROGRAMA IMPLICA NA ATUA??O DOCENTE RELACIONANDO TEORIA E PR?TICA, CONSIDERANDO A INSER??O DOS GRADUANDOS NA REALIDADE ESCOLAR ESTREITANDO OS LA?OS E REFLEX?ES SOBRE A FORMA??O QUE REPERCUTEM NAS A??ES DOCENTES. DESSA FORMA ACREDITA- SE QUE O PIBID CONTRIBUI PARA A FORMA??O DOCENTE DE FORMA RELEVANTE.