NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM RECORTE DE PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, ALICERÇADOS NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE LEITURA E MEDIAÇÃO, PROCURANDO RESSALTAR A NECESSIDADE PELA LEITURA NAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. A INVESTIGAÇÃO DESSA TEMÁTICA SE JUSTIFICA MEDIANTE O FATO DE QUE A LEITURA É HOJE UM DOS TEMAS PRESENTES EM DISCUSSÕES DO ÂMBITO ESCOLAR E DE PREOCUPAÇÃO DAS ÁREAS CURRICULARES. A INICIAÇÃO À LEITURA ACONTECE TAMBÉM COM O AUXÍLIO DE UM MEDIADOR, NO PROCESSO QUE DENOMINAMOS MEDIAÇÃO. A LEITURA LITERÁRIA É FORTALECIDA NOS ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS QUANDO SE TRATA DE ORIENTAR O SUJEITO PARA COMPREENDER O PAPEL ESTÉTICO DA LITERATURA E A FUNÇÃO SOCIAL DESTA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA. ESTE ARTIGO BUSCOU CONTRIBUIR COM DISCUSSÕES E REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE LEITORES EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS. REALIZAR INFERÊNCIAS PARA REPENSAR AS PRÁTICAS DE LEITURAS EXECUTADAS. PARA FORMAR LEITORES CRÍTICOS, REFLEXIVOS E PARTICIPATIVOS É NECESSÁRIO O ACESSO CONTÍNUO DO LEITOR AO LIVRO, DE FORMA MEDIADA E ORGANIZADA. COMO RESULTADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE O ESTUDO SE CONSTITUIU COMO UMA OPORTUNIDADE PARA SE PROMOVER MAIS INVESTIGAÇÕES, PENSAR NA LEITURA COMO ATIVIDADE DINÂMICA, DE SENTIDO, DE APROPRIAÇÃO CULTURAL, QUE TRANSFORME FATORES PESSOAIS E SOCIAIS, INTERIORES E EXTERIORES, EM EXPERIÊNCIAS DE LEITURA A FIM DE TRANSFORMAR A REALIDADE DA EDUCAÇÃO, VISANDO O DESENVOLVIMENTO HUMANO. ESTA PESQUISA CONTOU COM FINANCIAMENTO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES.