O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO MOSTRAR UM NOVO OLHAR SOBRE A CRECHE E AS SUAS CONTRIBUI??ES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIAN?A, A FIM DE ANALISAR O CONTEXTO HIST?RICO DA CRECHE NO BRASIL, COMO DISCUTIR SOBRE OS AVAN?OS DESSA INSTITUI??O RESSALTANDO O ATO DE EDUCAR E CONHECER O PONTO DE VISTA DE PROFISSIONAIS DA EDUCA??O QUE ATUAM NA CRECHE. PARA SE ANALISAR TODO O PROCESSO DA CRECHE NO BRASIL, PROP?E-SE UMA REFLEX?O A PARTIR DO CONTEXTO HIST?RICO DESSA INSTITUI??O, INICIALMENTE COMO UM AMBIENTE FILANTR?PICO E, POSTERIORMENTE, MEDIANTE UM CAR?TER EDUCATIVO. PARA ESSE FIM, COMO PARTE DO PROCESSO METODOL?GICO, UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO E COMO INSTRUMENTO FOI APLICADO UM QUESTION?RIO COM PROFESSORAS QUE ATUAM NA CRECHE, COM A FINALIDADE DE VER O PONTO DE VISTA DESSAS PROFISSIONAIS SOBRE A TEM?TICA ABORDADA. PARA A FUNDAMENTA??O TE?RICA CONTOU-SE COM A CONTRIBUI??O DE ALGUNS AUTORES COMO: HADDAD (1991) E KUHLMANN (1998); E OS DOCUMENTOS OFICIAS COMO: A LDB (1996) E A CONSTITUI??O FEDERAL (1988) APRESENTANDO OS ASPECTOS HIST?RICOS DA CRECHE COMO A SUA CONTRIBUI??O PARA A INSTITUI??O. COM BASE NOS DADOS ALCAN?ADOS, PERCEBE-SE QUE A CRECHE SE TORNOU UM AMBIENTE ALTAMENTE RICO PELAS CONTRIBUI??ES QUE TRAZ ?S CRIAN?AS A PARTIR DA EDUCA??O E DOS CUIDADOS, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSOS ASPECTOS NA CRIAN?A.