Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PÓS PANDEMIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PANDEMIA DO COVID 19, PSICOPEDAGOGIA, , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79675
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 328
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PÓS PANDEMIA"
    "resumo" => "CONSIDERANDO AS ADAPTA??ES NECESS?RIAS AO CURR?CULO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS, OBJETIVA-SE APRESENTAR NESTE TRABALHO, UM DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS, PARA REALIZAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE JOVENS MATRICULADAS NO SISTEMA REGULAR/ESPECIAL DE ENSINO. PARA TANTO, SEGUNDO A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA, PROCEDE-SE A UTILIZA??O DO DIAGN?STICO PSICOPEDAG?GICO REALIZADO POR PROFISSIONAL FORMADO E ESPECIALIZADO EM PSICOPEDAGOGIA CL?NICA. ESTA ATUA??O EST? AMPARADA PELA LEGISLA??O FEDERAL N? 10.891, DE 20 DE SETEMBRO DE 2001, QUE TRAZ ORIENTA??ES PARA O EFETIVO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, SENDO AUTORIZADO PELO PODER EXECUTIVO A IMPLANTA??O DA  ASSIST?NCIA PSICOL?GICA E PSICOPEDAG?GICA EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO B?SICO P?BLICO, COM O OBJETIVO DE DIAGNOSTICAR E PREVENIR PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. DESSE MODO, OBSERVA-SE QUE O PRINCIPAL GANHO ADVINDO DO USO DO DIAGN?STICO REALIZADO POR UM PSICOPEDAGOGO CL?NICO ? O ATENDIMENTO ESPEC?FICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA ESTUDANTE, FAVORECENDO DESTA FORMA SUA ESCOLARIZA??O, VISTO QUE NESTE DOCUMENTO, CONSIDERA-SE AS COMPET?NCIAS E POTENCIALIDADES DE CADA ESTUDANTE, DENTRO DE SUA PARTICULARIDADE. CONTUDO, VIVEMOS E AINDA VIVENCIAMOS UMA PANDEMIA GLOBAL QUE MUDOU O RUMO DA EDUCA??O. SE ESTES PROFISSIONAIS ANTES, ATENDIAM OS ESTUDANTES PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS, COMO ESTA ATUA??O SE DEU DURANTE E SE DAR? NA RETOMADA ESCOLAR P?S PANDEMIA? PORTANTO, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO, FOI REALIZAR UMA REVIS?O DA BIBLIOGRAFIA AFIM DE ACOMPANHAR AS MUDAN?AS QUE OCORRERAM NA EDUCA??O NESTE PER?ODO LETIVO E PAND?MICO QUE AINDA VIVENCIAMOS, E QUAIS SER?O OS MAIORES DESAFIOS DOS PROFESSORES E PRINCIPALMENTE DOS PSICOPEDAGOGOS CL?NICOS NA RETOMADA ESCOLAR - P?S PANDEMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PANDEMIA DO COVID 19, PSICOPEDAGOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID1918_20072021172701.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYS CRISTINA RODRIGUES CANGUSSU DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "THAYS CANGUSSU"
    "autor_email" => "gestaldthayscangussu@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79675
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 328
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PÓS PANDEMIA"
    "resumo" => "CONSIDERANDO AS ADAPTA??ES NECESS?RIAS AO CURR?CULO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS, OBJETIVA-SE APRESENTAR NESTE TRABALHO, UM DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS, PARA REALIZAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE JOVENS MATRICULADAS NO SISTEMA REGULAR/ESPECIAL DE ENSINO. PARA TANTO, SEGUNDO A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA, PROCEDE-SE A UTILIZA??O DO DIAGN?STICO PSICOPEDAG?GICO REALIZADO POR PROFISSIONAL FORMADO E ESPECIALIZADO EM PSICOPEDAGOGIA CL?NICA. ESTA ATUA??O EST? AMPARADA PELA LEGISLA??O FEDERAL N? 10.891, DE 20 DE SETEMBRO DE 2001, QUE TRAZ ORIENTA??ES PARA O EFETIVO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, SENDO AUTORIZADO PELO PODER EXECUTIVO A IMPLANTA??O DA  ASSIST?NCIA PSICOL?GICA E PSICOPEDAG?GICA EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO B?SICO P?BLICO, COM O OBJETIVO DE DIAGNOSTICAR E PREVENIR PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. DESSE MODO, OBSERVA-SE QUE O PRINCIPAL GANHO ADVINDO DO USO DO DIAGN?STICO REALIZADO POR UM PSICOPEDAGOGO CL?NICO ? O ATENDIMENTO ESPEC?FICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA ESTUDANTE, FAVORECENDO DESTA FORMA SUA ESCOLARIZA??O, VISTO QUE NESTE DOCUMENTO, CONSIDERA-SE AS COMPET?NCIAS E POTENCIALIDADES DE CADA ESTUDANTE, DENTRO DE SUA PARTICULARIDADE. CONTUDO, VIVEMOS E AINDA VIVENCIAMOS UMA PANDEMIA GLOBAL QUE MUDOU O RUMO DA EDUCA??O. SE ESTES PROFISSIONAIS ANTES, ATENDIAM OS ESTUDANTES PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS, COMO ESTA ATUA??O SE DEU DURANTE E SE DAR? NA RETOMADA ESCOLAR P?S PANDEMIA? PORTANTO, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO, FOI REALIZAR UMA REVIS?O DA BIBLIOGRAFIA AFIM DE ACOMPANHAR AS MUDAN?AS QUE OCORRERAM NA EDUCA??O NESTE PER?ODO LETIVO E PAND?MICO QUE AINDA VIVENCIAMOS, E QUAIS SER?O OS MAIORES DESAFIOS DOS PROFESSORES E PRINCIPALMENTE DOS PSICOPEDAGOGOS CL?NICOS NA RETOMADA ESCOLAR - P?S PANDEMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PANDEMIA DO COVID 19, PSICOPEDAGOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID1918_20072021172701.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYS CRISTINA RODRIGUES CANGUSSU DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "THAYS CANGUSSU"
    "autor_email" => "gestaldthayscangussu@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

CONSIDERANDO AS ADAPTA??ES NECESS?RIAS AO CURR?CULO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS, OBJETIVA-SE APRESENTAR NESTE TRABALHO, UM DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS, PARA REALIZAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE JOVENS MATRICULADAS NO SISTEMA REGULAR/ESPECIAL DE ENSINO. PARA TANTO, SEGUNDO A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA, PROCEDE-SE A UTILIZA??O DO DIAGN?STICO PSICOPEDAG?GICO REALIZADO POR PROFISSIONAL FORMADO E ESPECIALIZADO EM PSICOPEDAGOGIA CL?NICA. ESTA ATUA??O EST? AMPARADA PELA LEGISLA??O FEDERAL N? 10.891, DE 20 DE SETEMBRO DE 2001, QUE TRAZ ORIENTA??ES PARA O EFETIVO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, SENDO AUTORIZADO PELO PODER EXECUTIVO A IMPLANTA??O DA ASSIST?NCIA PSICOL?GICA E PSICOPEDAG?GICA EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO B?SICO P?BLICO, COM O OBJETIVO DE DIAGNOSTICAR E PREVENIR PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. DESSE MODO, OBSERVA-SE QUE O PRINCIPAL GANHO ADVINDO DO USO DO DIAGN?STICO REALIZADO POR UM PSICOPEDAGOGO CL?NICO ? O ATENDIMENTO ESPEC?FICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA ESTUDANTE, FAVORECENDO DESTA FORMA SUA ESCOLARIZA??O, VISTO QUE NESTE DOCUMENTO, CONSIDERA-SE AS COMPET?NCIAS E POTENCIALIDADES DE CADA ESTUDANTE, DENTRO DE SUA PARTICULARIDADE. CONTUDO, VIVEMOS E AINDA VIVENCIAMOS UMA PANDEMIA GLOBAL QUE MUDOU O RUMO DA EDUCA??O. SE ESTES PROFISSIONAIS ANTES, ATENDIAM OS ESTUDANTES PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS, COMO ESTA ATUA??O SE DEU DURANTE E SE DAR? NA RETOMADA ESCOLAR P?S PANDEMIA? PORTANTO, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO, FOI REALIZAR UMA REVIS?O DA BIBLIOGRAFIA AFIM DE ACOMPANHAR AS MUDAN?AS QUE OCORRERAM NA EDUCA??O NESTE PER?ODO LETIVO E PAND?MICO QUE AINDA VIVENCIAMOS, E QUAIS SER?O OS MAIORES DESAFIOS DOS PROFESSORES E PRINCIPALMENTE DOS PSICOPEDAGOGOS CL?NICOS NA RETOMADA ESCOLAR - P?S PANDEMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Thays Cangussu

    Feliz em participar e publicar mais um vez no CONEDU!

    17/01/2022 20:04:51

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.