CONSIDERANDO AS ADAPTA??ES NECESS?RIAS AO CURR?CULO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS, OBJETIVA-SE APRESENTAR NESTE TRABALHO, UM DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS, PARA REALIZAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE JOVENS MATRICULADAS NO SISTEMA REGULAR/ESPECIAL DE ENSINO. PARA TANTO, SEGUNDO A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA, PROCEDE-SE A UTILIZA??O DO DIAGN?STICO PSICOPEDAG?GICO REALIZADO POR PROFISSIONAL FORMADO E ESPECIALIZADO EM PSICOPEDAGOGIA CL?NICA. ESTA ATUA??O EST? AMPARADA PELA LEGISLA??O FEDERAL N? 10.891, DE 20 DE SETEMBRO DE 2001, QUE TRAZ ORIENTA??ES PARA O EFETIVO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, SENDO AUTORIZADO PELO PODER EXECUTIVO A IMPLANTA??O DA ASSIST?NCIA PSICOL?GICA E PSICOPEDAG?GICA EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO B?SICO P?BLICO, COM O OBJETIVO DE DIAGNOSTICAR E PREVENIR PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. DESSE MODO, OBSERVA-SE QUE O PRINCIPAL GANHO ADVINDO DO USO DO DIAGN?STICO REALIZADO POR UM PSICOPEDAGOGO CL?NICO ? O ATENDIMENTO ESPEC?FICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA ESTUDANTE, FAVORECENDO DESTA FORMA SUA ESCOLARIZA??O, VISTO QUE NESTE DOCUMENTO, CONSIDERA-SE AS COMPET?NCIAS E POTENCIALIDADES DE CADA ESTUDANTE, DENTRO DE SUA PARTICULARIDADE. CONTUDO, VIVEMOS E AINDA VIVENCIAMOS UMA PANDEMIA GLOBAL QUE MUDOU O RUMO DA EDUCA??O. SE ESTES PROFISSIONAIS ANTES, ATENDIAM OS ESTUDANTES PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS, COMO ESTA ATUA??O SE DEU DURANTE E SE DAR? NA RETOMADA ESCOLAR P?S PANDEMIA? PORTANTO, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO, FOI REALIZAR UMA REVIS?O DA BIBLIOGRAFIA AFIM DE ACOMPANHAR AS MUDAN?AS QUE OCORRERAM NA EDUCA??O NESTE PER?ODO LETIVO E PAND?MICO QUE AINDA VIVENCIAMOS, E QUAIS SER?O OS MAIORES DESAFIOS DOS PROFESSORES E PRINCIPALMENTE DOS PSICOPEDAGOGOS CL?NICOS NA RETOMADA ESCOLAR - P?S PANDEMIA.