OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES EM MODALIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA SOB A PERSPECTIVA DO HOME OFFICE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79758 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 3008 "titulo" => "OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES EM MODALIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA SOB A PERSPECTIVA DO HOME OFFICE" "resumo" => "COM A INTERRUPÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR CONTA DESTA PANDEMIA, OS PROFESSORES SE VIRAM TENDO QUE LIDAR NÃO APENAS COM O ESTRESSE DO MOMENTO, MAS TAMBÉM COM O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO REMOTO E A PRECARIEDADE DAS CONDIÇÕES TECNOLÓGICAS DE SEUS ALUNOS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS IMPACTOS GERADOS AOS PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS AULAS REMOTAS E O TRABALHO HOME OFFICE, POR MEIO DE ENTREVISTAS REALIZADAS PELAS MÍDIAS DIGITAIS. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS PARA A COLETA DE DADOS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II, RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE SÃO FIDÉLIS/ RJ, SENDO ENCAMINHADO PELO WHATSAPP DOS ENTREVISTADOS, CONTANDO COM 30 (TRINTA) PARTICIPANTES. COMO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZOU-SE ALVES (2020), NASCIMENTO (2020), RODRIGUES E GOULART (2020), SARAIVA, TRAVERSINI E LOCKMANN (2020), OS QUAIS RESSALTAM AS CONDIÇÕES DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA. NO ÂMBITO EDUCACIONAL, O ISOLAMENTO SOCIAL E FÍSICO OCASIONOU A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO, O TRABALHO EM HOME OFFICE ESTÁ SENDO UMA FORMA ENCONTRADA PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO COVID-19. ASSIM, ESSA MODALIDADE DE TRABALHO TORNOU-SE NECESSÁRIA, DESAFIANDO A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO SOCIAL E TECNOLÓGICO. NESSE CONTEXTO, NOTA-SE QUE O PROFESSOR BUSCA CADA VEZ MAIS ENCONTRAR UM EQUILÍBRIO NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DURANTE A MEDIAÇÃO DO ENSINO REMOTO, EM BUSCA DO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, MEDIANTE A ATUAÇÃO COM RESPONSABILIDADE NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS E A OFERTA DO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "IMPACTOS, PANDEMIA, PROFESSORES, MODALIDADES, HOME OFFICE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3008_26072021205724.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMARO SEBASTIÃO DE SOUZA QUINTINO" "autor_nome_curto" => "AMARO SEBASTIÃO DE SOUZA QUINT" "autor_email" => "amarotiao@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79758 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 3008 "titulo" => "OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES EM MODALIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA SOB A PERSPECTIVA DO HOME OFFICE" "resumo" => "COM A INTERRUPÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR CONTA DESTA PANDEMIA, OS PROFESSORES SE VIRAM TENDO QUE LIDAR NÃO APENAS COM O ESTRESSE DO MOMENTO, MAS TAMBÉM COM O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO REMOTO E A PRECARIEDADE DAS CONDIÇÕES TECNOLÓGICAS DE SEUS ALUNOS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS IMPACTOS GERADOS AOS PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS AULAS REMOTAS E O TRABALHO HOME OFFICE, POR MEIO DE ENTREVISTAS REALIZADAS PELAS MÍDIAS DIGITAIS. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS PARA A COLETA DE DADOS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II, RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE SÃO FIDÉLIS/ RJ, SENDO ENCAMINHADO PELO WHATSAPP DOS ENTREVISTADOS, CONTANDO COM 30 (TRINTA) PARTICIPANTES. COMO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZOU-SE ALVES (2020), NASCIMENTO (2020), RODRIGUES E GOULART (2020), SARAIVA, TRAVERSINI E LOCKMANN (2020), OS QUAIS RESSALTAM AS CONDIÇÕES DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA. NO ÂMBITO EDUCACIONAL, O ISOLAMENTO SOCIAL E FÍSICO OCASIONOU A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO, O TRABALHO EM HOME OFFICE ESTÁ SENDO UMA FORMA ENCONTRADA PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO COVID-19. ASSIM, ESSA MODALIDADE DE TRABALHO TORNOU-SE NECESSÁRIA, DESAFIANDO A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO SOCIAL E TECNOLÓGICO. NESSE CONTEXTO, NOTA-SE QUE O PROFESSOR BUSCA CADA VEZ MAIS ENCONTRAR UM EQUILÍBRIO NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DURANTE A MEDIAÇÃO DO ENSINO REMOTO, EM BUSCA DO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, MEDIANTE A ATUAÇÃO COM RESPONSABILIDADE NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS E A OFERTA DO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "IMPACTOS, PANDEMIA, PROFESSORES, MODALIDADES, HOME OFFICE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3008_26072021205724.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMARO SEBASTIÃO DE SOUZA QUINTINO" "autor_nome_curto" => "AMARO SEBASTIÃO DE SOUZA QUINT" "autor_email" => "amarotiao@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }