REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A ANSIEDADE NO
CONTEXTO ACADÊMICO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79818 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 1760 "titulo" => """ REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A ANSIEDADE NO\r\n CONTEXTO ACADÊMICO """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA LEITURA PSICANAL?TICA SOBRE A ANSIEDADE NO CONTEXTO ACAD?MICO.\r\n METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UM TEXTO TE?RICO, DE NATUREZA ENSA?STICA, ONDE PROBLEMATIZAREMOS A\r\n ANSIEDADE COMO UM SINTOMA SOCIAL CONTEMPOR?NEO, QUE POSSUI ?NTIMA RELA??O COM A VIDA DO SUJEITO E\r\n COM A CULTURA. A PARTIR DO REFERENCIAL PSICANAL?TICO, COMPREENDEMOS A ANSIEDADE COMO UMA REA??O QUE\r\n O SUJEITO TEM AO SE DEPARAR COM UM PERIGO IMINENTE E QUE ? DECORRENTE DE UM ACONTECIMENTO TRAUM?TICO\r\n QUE N?O FOI ELABORADO E TAMB?M COMO UM REFLEXO DO MAL-ESTAR NA CIVILIZA??O RESULTANTE DO INGRESSO DO\r\n SUJEITO NA CULTURA. NESSE SENTIDO, ARGUMENTAMOS PARA A IMPORT?NCIA DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS INERENTES\r\n AO FEN?MENO DA ANSIEDADE, QUE INCLUI ?S CONSTANTES COBRAN?AS E PRESS?ES ADVINDAS DO OUTRO, ?S QUAIS OS\r\n UNIVERSIT?RIOS EST?O SUBMETIDOS, PROMOVENDO EMBARA?OS E PERTURBA??ES QUE ACABAM POR INIBI-LOS E\r\n DEIX?-LOS ANSIOSOS; COMO TAMB?M A CULTURA DO IMEDIATISMO E DO BEM-ESTAR, QUE REPERCUTEM EM\r\n SOFRIMENTO E ADOECIMENTO PS?QUICO, DOS QUAIS DESTACAMOS OS QUADROS ANSIOSOS. DIANTE DISSO, NOS\r\n ANCORAMOS NO REFERENCIAL PSICANAL?TICO E PROPOMOS AQUI UMA ABORDAGEM CR?TICA, ALTERNATIVA AO\r\n PREDOMINANTE MODELO BIOM?DICO E ACUSAMOS A PRESEN?A DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE TAMB?M\r\n CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA ANSIEDADE NA ATUALIDADE. A PARTIR DESTES PRESSUPOSTOS, ACREDITAMOS QUE\r\n SER? POSS?VEL UMA COMPREENS?O DA ANSIEDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA N?O PSICOLOGIZANTE, N?O\r\n PATOLOGIZANTE E N?O MEDICALIZADORA E FAVORECER A PROPOSI??O DE POL?TICAS P?BLICAS E DE INTERVEN??ES DE\r\n CAR?TER PREVENTIVO QUE PROMOVAM O BEM-ESTAR E SA?DE MENTAL DOS SUJEITOS NAS UNIVERSIDADES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "ANSIEDADE, ANGÚSTIA, UNIVERSIDADE, PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO EMOCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1760_27072021224842.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR MANOEL SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "VITOR MANOEL" "autor_email" => "vitorlivre29@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE IRECÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79818 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 1760 "titulo" => """ REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A ANSIEDADE NO\r\n CONTEXTO ACADÊMICO """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA LEITURA PSICANAL?TICA SOBRE A ANSIEDADE NO CONTEXTO ACAD?MICO.\r\n METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UM TEXTO TE?RICO, DE NATUREZA ENSA?STICA, ONDE PROBLEMATIZAREMOS A\r\n ANSIEDADE COMO UM SINTOMA SOCIAL CONTEMPOR?NEO, QUE POSSUI ?NTIMA RELA??O COM A VIDA DO SUJEITO E\r\n COM A CULTURA. A PARTIR DO REFERENCIAL PSICANAL?TICO, COMPREENDEMOS A ANSIEDADE COMO UMA REA??O QUE\r\n O SUJEITO TEM AO SE DEPARAR COM UM PERIGO IMINENTE E QUE ? DECORRENTE DE UM ACONTECIMENTO TRAUM?TICO\r\n QUE N?O FOI ELABORADO E TAMB?M COMO UM REFLEXO DO MAL-ESTAR NA CIVILIZA??O RESULTANTE DO INGRESSO DO\r\n SUJEITO NA CULTURA. NESSE SENTIDO, ARGUMENTAMOS PARA A IMPORT?NCIA DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS INERENTES\r\n AO FEN?MENO DA ANSIEDADE, QUE INCLUI ?S CONSTANTES COBRAN?AS E PRESS?ES ADVINDAS DO OUTRO, ?S QUAIS OS\r\n UNIVERSIT?RIOS EST?O SUBMETIDOS, PROMOVENDO EMBARA?OS E PERTURBA??ES QUE ACABAM POR INIBI-LOS E\r\n DEIX?-LOS ANSIOSOS; COMO TAMB?M A CULTURA DO IMEDIATISMO E DO BEM-ESTAR, QUE REPERCUTEM EM\r\n SOFRIMENTO E ADOECIMENTO PS?QUICO, DOS QUAIS DESTACAMOS OS QUADROS ANSIOSOS. DIANTE DISSO, NOS\r\n ANCORAMOS NO REFERENCIAL PSICANAL?TICO E PROPOMOS AQUI UMA ABORDAGEM CR?TICA, ALTERNATIVA AO\r\n PREDOMINANTE MODELO BIOM?DICO E ACUSAMOS A PRESEN?A DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE TAMB?M\r\n CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA ANSIEDADE NA ATUALIDADE. A PARTIR DESTES PRESSUPOSTOS, ACREDITAMOS QUE\r\n SER? POSS?VEL UMA COMPREENS?O DA ANSIEDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA N?O PSICOLOGIZANTE, N?O\r\n PATOLOGIZANTE E N?O MEDICALIZADORA E FAVORECER A PROPOSI??O DE POL?TICAS P?BLICAS E DE INTERVEN??ES DE\r\n CAR?TER PREVENTIVO QUE PROMOVAM O BEM-ESTAR E SA?DE MENTAL DOS SUJEITOS NAS UNIVERSIDADES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "ANSIEDADE, ANGÚSTIA, UNIVERSIDADE, PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO EMOCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1760_27072021224842.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR MANOEL SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "VITOR MANOEL" "autor_email" => "vitorlivre29@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE IRECÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }