AS IDEIAS DE SHULMAN EM RELAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL GIRAM EM TORNO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ENSINO. NOSSO OBJETIVO COM ESSE TRABALHO É REVELAR AS IDEIAS DE LEE S. SHULMAN, PSICÓLOGO, PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE STANFORD É ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO, SEJA INICIAL OU CONTINUADA, E A PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE. APRESENTA-SE ESSAS IDEIAS ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM BASE EM TEXTOS ESTUDADOS NA DISCIPLINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A REFLEXÃO DA PRÁTICA E NA PRÁTICA DOCENTE AJUDAMOS PROFESSORES A ESTABELECERAM PARÂMETROS DE ENSINO. E, AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES SÃO IMPORTANTES PARA CONSTRUIR AS IDEIAS DE ENSINO DO PROFESSOR.