O CONTEXTO DE SILENCIAMENTOS, AVANÇOS, DESAFIOS E RETROCESSOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO SE TORNA AINDA MAIS COMPLEXO NA ATUAL CONJUNTURA PANDÊMICA. O TRABALHO EM TELA TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA NO ACESSO À EDUCAÇÃO FORMAL NO MUNICÍPIO DE UBAÍRA-BA A PARTIR DO COLÉGIO MUNICIPAL AURINO FAUSTO DOS SANTOS, LOCALIZADO NA COMUNIDADE RURAL DE JENIPAPO. PARA TANTO, SERÁ FEITA UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NO CAMPO E A CONJUNTURA DE ATIVIDADES REMOTAS, BEM COMO O PERFIL DOS ESTUDANTES, DE SUAS FAMÍLIAS E AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS SUJEITOS POPULARES DO CAMPO IMPOSTAS PELA PANDEMIA. A METODOLOGIA SOB A QUAL O TEXTO ESTÁ ORIENTADO, FUNDAMENTA-SE EM REFERENCIAS QUE SUBSIDIAM A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E QUE PROBLEMATIZAM OS DILEMAS DO ENSINO NÃO PRESENCIAL. EM COMPLEMENTO, SE UTILIZAM DADOS SECUNDÁRIOS E DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS QUE PERMITEM COMPREENDER A EDUCAÇÃO DESDE O MUNICÍPIO DE UBAÍRA. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS, MEDIADAS OU NÃO PELA TECNOLOGIA, NÃO TÊM SIDO EFETIVADAS NO MUNICÍPIO OU QUANDO OCORREM TEM LIMITAÇÕES, CARECENDO DE ESTUDOS E DE NOVAS PESQUISAS PARA MONITORAR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO CAMPO UBAIRENSE DIANTE DO ANÚNCIO DE UM POSSÍVEL RETORNO AS ATIVIDADES PRESENCIAS.