MATEMATICANDO – APRENDENDO MATEMÁTICA DE FORMA ATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79983 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 691 "inscrito_id" => 2713 "titulo" => "MATEMATICANDO – APRENDENDO MATEMÁTICA DE FORMA ATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA VIVÊNCIA REALIZADA A PARTIR DE ORIENTAÇÕES RECEBIDAS NO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOMA – PACTO PELA APRENDIZAGEM NA PARAÍBA. OBJETIVANDO FAVORECER A MOTIVAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS, QUE DIZIAM NÃO GOSTAR DE MATEMÁTICA E POSSUÍA DESEMPENHO INFERIOR EM RALAÇÃO A OUTRAS DISCIPLINAS, O QUE PARA ALGUNS ERA CONSIDERADA CHATA E CANSATIVA; PENSOU-SE NUMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE CONTRIBUÍSSE PARA TRANSFORMAR AS AULAS DE MATEMÁTICA EM EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM ATIVAS E POTENCIALIZADORAS POR MEIO DE JOGOS TANTO NA ESCOLA QUANTO EM CASA, BUSCANDO ENVOLVER A FAMÍLIA NESTE PERÍODO REMOTO TÃO DESAFIADOR. PARA ISSO, BUSCOU-SE RESPALDO EM DOCUMENTOS ORIENTADORES COMO A BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, CADERNOS DO PNAIC – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, BEM COMO A ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA DE LILIAN BACICH E JOSÉ MORAN. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE A PARTIR DE TODO O PERCURSO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, O QUE PERMITIU AOS NOSSOS ALUNOS UM NOVO OLHAR MATEMÁTICO. COM ISSO, ESPERAMOS QUE ESTA SEJA UMA ESTRATÉGIA CONTÍNUA E CONSTANTE NO CICLO COMPLEMENTAR DE ESCOLARIZAÇÃO, A SEMENTE FOI PLANTADA, O PONTAPÉ INICIAL FOI DADO, É PRECISO PROSSEGUIR PARA QUE OS ALUNOS CONTINUEM DE FORMA PROGRESSIVA APRENDENDO E APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS E NÃO APENAS SENDO MEROS REPETIDORES DE INFORMAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "METODOLOGIA ATIVA, ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID2713_29072021094431.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIONE SOARES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALCIONE S MOREIRA" "autor_email" => "soaresalcione@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79983 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 691 "inscrito_id" => 2713 "titulo" => "MATEMATICANDO – APRENDENDO MATEMÁTICA DE FORMA ATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA VIVÊNCIA REALIZADA A PARTIR DE ORIENTAÇÕES RECEBIDAS NO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOMA – PACTO PELA APRENDIZAGEM NA PARAÍBA. OBJETIVANDO FAVORECER A MOTIVAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS, QUE DIZIAM NÃO GOSTAR DE MATEMÁTICA E POSSUÍA DESEMPENHO INFERIOR EM RALAÇÃO A OUTRAS DISCIPLINAS, O QUE PARA ALGUNS ERA CONSIDERADA CHATA E CANSATIVA; PENSOU-SE NUMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE CONTRIBUÍSSE PARA TRANSFORMAR AS AULAS DE MATEMÁTICA EM EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM ATIVAS E POTENCIALIZADORAS POR MEIO DE JOGOS TANTO NA ESCOLA QUANTO EM CASA, BUSCANDO ENVOLVER A FAMÍLIA NESTE PERÍODO REMOTO TÃO DESAFIADOR. PARA ISSO, BUSCOU-SE RESPALDO EM DOCUMENTOS ORIENTADORES COMO A BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, CADERNOS DO PNAIC – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, BEM COMO A ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA DE LILIAN BACICH E JOSÉ MORAN. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE A PARTIR DE TODO O PERCURSO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, O QUE PERMITIU AOS NOSSOS ALUNOS UM NOVO OLHAR MATEMÁTICO. COM ISSO, ESPERAMOS QUE ESTA SEJA UMA ESTRATÉGIA CONTÍNUA E CONSTANTE NO CICLO COMPLEMENTAR DE ESCOLARIZAÇÃO, A SEMENTE FOI PLANTADA, O PONTAPÉ INICIAL FOI DADO, É PRECISO PROSSEGUIR PARA QUE OS ALUNOS CONTINUEM DE FORMA PROGRESSIVA APRENDENDO E APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS E NÃO APENAS SENDO MEROS REPETIDORES DE INFORMAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "METODOLOGIA ATIVA, ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID2713_29072021094431.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIONE SOARES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALCIONE S MOREIRA" "autor_email" => "soaresalcione@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }