A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA: ANÁLISE HISTÓRICA E O ESTUDO DA SUBJETIVIDADE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80020 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA: ANÁLISE HISTÓRICA E O ESTUDO DA SUBJETIVIDADE" "resumo" => "A PSICOLOGIA NEM SEMPRE FOI CONSIDERADA UMA CIÊNCIA E, TÃO POUCO, UM CONHECIMENTO AUTÔNOMO EM RELAÇÃO A OUTROS CAMPOS DE CONHECIMENTO. O MARCO HISTÓRICO PARA O RECONHECIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA AUTÔNOMA OCORREU EM 1879 ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE DE LEIPZIG, CRIADO POR WUNDT (1832–1920). NO BRASIL, A PSICOLOGIA É REGULAMENTADA COMO PROFISSÃO APENAS EM 1962. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO DISCORRER SOBRE A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E A SUBJETIVIDADE ENQUANTO OBJETO DE INTERESSE. A PARTIR DISSO, É POSSÍVEL EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE O CONTEXTO HISTÓRICO E OS DESDOBRAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS SOBRE OS FENÔMENOS DE CADA ÉPOCA. ISTO É,, AS TEORIAS PSICOLÓGICAS DIALOGAM COM O MOMENTO HISTÓRICO, ESTE FATO TAMBÉM OCORRE EM RELAÇÃO AO MODO COMO A SUBJETIVIDADE É ABORDADA PELA PSICOLOGIA COMO FENÔMENO DE INTERESSE. A SUBJETIVIDADE ORA É VISTA COMO O FENÔMENO DO ÂMBITO PRIVADO, ORA COMO DIMENSÃO A SER DISCIPLINADA PELO SABER CIENTÍFICO. NO DECORRER DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA, VERIFICA-SE QUE A ÊNFASE INICIAL NO ESTUDO DA CONSCIÊNCIA VAI SENDO DIRECIONADA PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO EMPIRICAMENTE OBSERVÁVEL. TAIS MUDANÇAS POSSUEM RELAÇÃO COM AS CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA DE CADA ÉPOCA. NESSE SENTIDO, VERIFICA-SE A TENTATIVA DE UTILIZAR OS MESMOS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA CIÊNCIA PSICOLÓGICA. NÃO OBSTANTE, CONSIDERANDO A COMPLEXIDADE DOS FENÔMENOS PSICOLÓGICOS, VERIFICA-SE QUE O SABER/FAZER DA PSICOLOGIA VAI ALÉM DA DIMENSÃO COMPORTAMENTAL, INCLUINDO O ESTUDO SOBRE A COGNIÇÃO, RELAÇÕES SOCIAIS, IDENTIDADE, SUBJETIVIDADE DENTRE OUTROS FENÔMENOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA CIENTÍFICA., HISTÓRIA DA PSICOLOGIA., CIÊNCIA HISTÓRICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA104_ID118_29072021135529.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIA JULIANA AZEVEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIA JULIANA AZEVEDO DA SILVA" "autor_email" => "fabia.silva@aluno.uepb.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80020 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA: ANÁLISE HISTÓRICA E O ESTUDO DA SUBJETIVIDADE" "resumo" => "A PSICOLOGIA NEM SEMPRE FOI CONSIDERADA UMA CIÊNCIA E, TÃO POUCO, UM CONHECIMENTO AUTÔNOMO EM RELAÇÃO A OUTROS CAMPOS DE CONHECIMENTO. O MARCO HISTÓRICO PARA O RECONHECIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA AUTÔNOMA OCORREU EM 1879 ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE DE LEIPZIG, CRIADO POR WUNDT (1832–1920). NO BRASIL, A PSICOLOGIA É REGULAMENTADA COMO PROFISSÃO APENAS EM 1962. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO DISCORRER SOBRE A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E A SUBJETIVIDADE ENQUANTO OBJETO DE INTERESSE. A PARTIR DISSO, É POSSÍVEL EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE O CONTEXTO HISTÓRICO E OS DESDOBRAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS SOBRE OS FENÔMENOS DE CADA ÉPOCA. ISTO É,, AS TEORIAS PSICOLÓGICAS DIALOGAM COM O MOMENTO HISTÓRICO, ESTE FATO TAMBÉM OCORRE EM RELAÇÃO AO MODO COMO A SUBJETIVIDADE É ABORDADA PELA PSICOLOGIA COMO FENÔMENO DE INTERESSE. A SUBJETIVIDADE ORA É VISTA COMO O FENÔMENO DO ÂMBITO PRIVADO, ORA COMO DIMENSÃO A SER DISCIPLINADA PELO SABER CIENTÍFICO. NO DECORRER DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA, VERIFICA-SE QUE A ÊNFASE INICIAL NO ESTUDO DA CONSCIÊNCIA VAI SENDO DIRECIONADA PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO EMPIRICAMENTE OBSERVÁVEL. TAIS MUDANÇAS POSSUEM RELAÇÃO COM AS CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA DE CADA ÉPOCA. NESSE SENTIDO, VERIFICA-SE A TENTATIVA DE UTILIZAR OS MESMOS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA CIÊNCIA PSICOLÓGICA. NÃO OBSTANTE, CONSIDERANDO A COMPLEXIDADE DOS FENÔMENOS PSICOLÓGICOS, VERIFICA-SE QUE O SABER/FAZER DA PSICOLOGIA VAI ALÉM DA DIMENSÃO COMPORTAMENTAL, INCLUINDO O ESTUDO SOBRE A COGNIÇÃO, RELAÇÕES SOCIAIS, IDENTIDADE, SUBJETIVIDADE DENTRE OUTROS FENÔMENOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA CIENTÍFICA., HISTÓRIA DA PSICOLOGIA., CIÊNCIA HISTÓRICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA104_ID118_29072021135529.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIA JULIANA AZEVEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIA JULIANA AZEVEDO DA SILVA" "autor_email" => "fabia.silva@aluno.uepb.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }