MEMÓRIAS DAS QUARENTA HORAS DE ANGICOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80031 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 745 "inscrito_id" => 2600 "titulo" => "MEMÓRIAS DAS QUARENTA HORAS DE ANGICOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTANTE DA REMEMORA??O E INVESTIGA??O SOBRE O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS?, CONSIDERANDO NOVOS OLHARES E INTERPRETA??ES, PONDERANDO QUE A HIST?RIA SE FAZ TAMB?M NO PRESENTE. REVISITAR A EXPERI?NCIA COORDENADA POR PAULO FREIRE, EM QUE SUA PEDAGOGIA LIBERTADORA FOI POSTA EM PR?TICA, SIGNIFICA ANALIS?-LA COMO UMA EXPERI?NCIA QUE CONTINUA VIVA E REPRESENTA A VOZ DE UM POVO ILETRADO, MARGINALIZADO E CONSIDERADO ?MARIONETE DO CAPITALISMO?. O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? OBJETIVAVA PROPORCIONAR AOS EXCLU?DOS O PODER DE UMA EDUCA??O EMANCIPAT?RIA, CUJA INTENCIONALIDADE ESTAVA PAUTADA NA POLITIZA??O DAS CONSCI?NCIAS. CONSCIENTIZAR E ALFABETIZAR ERAM, POIS, AS CATEGORIAS CHAVES PARA A EDUCA??O EM CONSTRU??O, SENDO OS SUJEITOS CONSIDERADOS INDIV?DUOS PRODUTORES E PRODUTOS DA PR?PRIA HIST?RIA. NESSA PERSPECTIVA, A MEM?RIA COLETIVA SOBRE A EXPERI?NCIA PERDURA CONTRA O TEMPO, ACARRETANDO CONTRIBUI??ES PARA AS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE, FATO ESSE QUE A TORNA OBJETO DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO. OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O MOVIMENTO ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? INFLUENCIA A EJA NO TEMPO PRESENTE. ASSIM, ESSA ESCRITURA RESULTA DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL ATRAV?S DA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEANDO-SE NA AN?LISE DO LIVRO DE CARLOS LYRA (1996), PARTICIPANTE DIRETO DA EXPERI?NCIA DE ANGICOS, SOBRE O MOVIMENTO DAS ?QUARENTA HORAS?. PORTANTO, SENDO O MOVIMENTO EDUCACIONAL PERMEADO DE CONTRIBUI??ES PARA O TEMPO PRESENTE, EVIDENCIA-SE QUE A AN?LISE E COLETA DOS ?RETALHOS? DO PASSADO POSSIBILITARAM CONCEBER A EXPERI?NCIA EMBLEM?TICA DAS ?QUARENTA HORAS? COMO MEM?RIA VIVA E TESTEMUNHO DE RESIST?NCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PEDAGOGIA LIBERTADORA, MEMÓRIA, QUARENTA HORAS DE ANGICOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID2600_29072021142802.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMILY DAIANE DA SILVA " "autor_nome_curto" => "EMMILY DAIANE " "autor_email" => "emmilyeds22@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80031 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 745 "inscrito_id" => 2600 "titulo" => "MEMÓRIAS DAS QUARENTA HORAS DE ANGICOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTANTE DA REMEMORA??O E INVESTIGA??O SOBRE O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS?, CONSIDERANDO NOVOS OLHARES E INTERPRETA??ES, PONDERANDO QUE A HIST?RIA SE FAZ TAMB?M NO PRESENTE. REVISITAR A EXPERI?NCIA COORDENADA POR PAULO FREIRE, EM QUE SUA PEDAGOGIA LIBERTADORA FOI POSTA EM PR?TICA, SIGNIFICA ANALIS?-LA COMO UMA EXPERI?NCIA QUE CONTINUA VIVA E REPRESENTA A VOZ DE UM POVO ILETRADO, MARGINALIZADO E CONSIDERADO ?MARIONETE DO CAPITALISMO?. O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? OBJETIVAVA PROPORCIONAR AOS EXCLU?DOS O PODER DE UMA EDUCA??O EMANCIPAT?RIA, CUJA INTENCIONALIDADE ESTAVA PAUTADA NA POLITIZA??O DAS CONSCI?NCIAS. CONSCIENTIZAR E ALFABETIZAR ERAM, POIS, AS CATEGORIAS CHAVES PARA A EDUCA??O EM CONSTRU??O, SENDO OS SUJEITOS CONSIDERADOS INDIV?DUOS PRODUTORES E PRODUTOS DA PR?PRIA HIST?RIA. NESSA PERSPECTIVA, A MEM?RIA COLETIVA SOBRE A EXPERI?NCIA PERDURA CONTRA O TEMPO, ACARRETANDO CONTRIBUI??ES PARA AS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE, FATO ESSE QUE A TORNA OBJETO DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO. OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O MOVIMENTO ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? INFLUENCIA A EJA NO TEMPO PRESENTE. ASSIM, ESSA ESCRITURA RESULTA DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL ATRAV?S DA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEANDO-SE NA AN?LISE DO LIVRO DE CARLOS LYRA (1996), PARTICIPANTE DIRETO DA EXPERI?NCIA DE ANGICOS, SOBRE O MOVIMENTO DAS ?QUARENTA HORAS?. PORTANTO, SENDO O MOVIMENTO EDUCACIONAL PERMEADO DE CONTRIBUI??ES PARA O TEMPO PRESENTE, EVIDENCIA-SE QUE A AN?LISE E COLETA DOS ?RETALHOS? DO PASSADO POSSIBILITARAM CONCEBER A EXPERI?NCIA EMBLEM?TICA DAS ?QUARENTA HORAS? COMO MEM?RIA VIVA E TESTEMUNHO DE RESIST?NCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PEDAGOGIA LIBERTADORA, MEMÓRIA, QUARENTA HORAS DE ANGICOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID2600_29072021142802.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMILY DAIANE DA SILVA " "autor_nome_curto" => "EMMILY DAIANE " "autor_email" => "emmilyeds22@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }