ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE ABORDAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES RELACIONADAS À APRENDIZAGEM
ENFRENTADAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DA UFCG, NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB, OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA EXISTÊNCIA DESSAS
BARREIRAS DE APRENDIZAGEM E AS RELAÇÕES ENTRE ESTES FATORES E OS IMPACTOS POR ELES CAUSADOS. PROCUROU-SE DAR DESTAQUE ÀS DIFICULDADES RELACIONADAS AOS DÉFICITS DE CONHECIMENTO ORIUNDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS POR ELES
MINISTRADOS. FORAM REALIZADOS ESTUDOS EM ARTIGOS PERTINENTES AOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E POSTERIORMENTE REALIZOU-SE UMA PESQUISA, ATRAVÉS DE UM
QUESTIONÁRIO, COM OS ALUNOS QUE INGRESSARAM NOS ANOS DE 2018 E 2019 NO CURSO DE LICENCIATURA EM
MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA
GRANDE (UFCG). POR MEIO DESSE QUESTIONÁRIO FORAM COLETADAS INFORMAÇÕES SOBRE AS ADVERSIDADES NO
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ENFRENTADOS POR ESSES ALUNOS NO SEU PRIMEIRO SEMESTRE NO
ENSINO SUPERIOR. UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES OBTIDAS NO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E OS
DADOS COLETADOS NO CFP POSSIBILITOU PERCEBER QUE ALGUMAS DIFICULDADES PRESENTE EM OUTRAS
UNIVERSIDADES TAMBÉM SÃO ENFRENTADOS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO CFP, POIS A MAIORIA AFIRMARAM
APRESENTAR DIFICULDADES RELACIONADAS À FALTA DE CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DO ENSINO BÁSICO E A
ADAPTAÇÃO AO RITMO INTENSO DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE. APONTOU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE
DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS EXISTENTES, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE
ÀQUELES PROVENIENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA