A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80089 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 814 "inscrito_id" => 3169 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O OBJETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA ESCOLA BÁSICA. ESTE RELATO, SE FUNDAMENTA NA EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO DO DESENVOLVIMENTO ENTRE A RELAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA, QUE SE MOSTRA COMO FUNDAMENTO NECESSÁRIO À FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. SENDO ASSIM, PRETENDE-SE EXPOR COMO FOI APLICADO ATÉ O MOMENTO O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA UNIVERSIDADE BRASIL (UB). CADA ETAPA DO PROGRAMA BUSCA ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITEM AS RESIDENTES UMA VISÃO SEGURA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE. OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO PASSARAM POR ALGUMAS ADAPTAÇÕES NESSES TEMPOS EM QUE TODOS FOMOS AFETADOS PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL, POR CONTA DA COVID-19, PORÉM, COMO AS RESIDENTES TÊM ACESSO AOS AMBIENTES VIRTUAIS, TODAS CONSEGUIRAM ACOMPANHAR A PRÁTICA DOCENTE, SEMPRE BUSCANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. A INTENÇÃO FOI CONHECER QUEM SÃO AS ALUNAS DO CURSO DA PEDAGOGIA E O QUE PENSAM SOBRE A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE SER PROFESSORA PARA A FUTURA PRÁTICA. TAMBÉM FORAM APRESENTADOS OS PARADIGMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA INTERPRETAÇÃO DE AUTORES NACIONAIS EM SUAS REUNIÕES DE FORMAÇÃO, SITUANDO A QUESTÃO DA RELAÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA. AS ATIVIDADES REALIZADAS NA SALA DE AULA E OBSERVADAS PELAS ALUNAS FORAM DEFINIDORAS DO PAPEL OCUPADO PELAS RESIDENTES PEDAGÓGICAS E DA APROXIMAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROFISSÃO DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3169_29072021164928.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA TERSI GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA TERSI GOMES DE SOUZA" "autor_email" => "fftgsouza@hotmail.com" "autor_ies" => "PMSP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80089 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 814 "inscrito_id" => 3169 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O OBJETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA ESCOLA BÁSICA. ESTE RELATO, SE FUNDAMENTA NA EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO DO DESENVOLVIMENTO ENTRE A RELAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA, QUE SE MOSTRA COMO FUNDAMENTO NECESSÁRIO À FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. SENDO ASSIM, PRETENDE-SE EXPOR COMO FOI APLICADO ATÉ O MOMENTO O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA UNIVERSIDADE BRASIL (UB). CADA ETAPA DO PROGRAMA BUSCA ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITEM AS RESIDENTES UMA VISÃO SEGURA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE. OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO PASSARAM POR ALGUMAS ADAPTAÇÕES NESSES TEMPOS EM QUE TODOS FOMOS AFETADOS PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL, POR CONTA DA COVID-19, PORÉM, COMO AS RESIDENTES TÊM ACESSO AOS AMBIENTES VIRTUAIS, TODAS CONSEGUIRAM ACOMPANHAR A PRÁTICA DOCENTE, SEMPRE BUSCANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. A INTENÇÃO FOI CONHECER QUEM SÃO AS ALUNAS DO CURSO DA PEDAGOGIA E O QUE PENSAM SOBRE A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE SER PROFESSORA PARA A FUTURA PRÁTICA. TAMBÉM FORAM APRESENTADOS OS PARADIGMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA INTERPRETAÇÃO DE AUTORES NACIONAIS EM SUAS REUNIÕES DE FORMAÇÃO, SITUANDO A QUESTÃO DA RELAÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA. AS ATIVIDADES REALIZADAS NA SALA DE AULA E OBSERVADAS PELAS ALUNAS FORAM DEFINIDORAS DO PAPEL OCUPADO PELAS RESIDENTES PEDAGÓGICAS E DA APROXIMAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROFISSÃO DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3169_29072021164928.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA TERSI GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA TERSI GOMES DE SOUZA" "autor_email" => "fftgsouza@hotmail.com" "autor_ies" => "PMSP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }