A PESQUISA A SER REALIZADA SE SITUA NO CONTEXTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA E BUSCA INVESTIGAR A SEGUINTE QUESTÃO ORIENTADORA: COMO O DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR-ALUNO PODE SUBSIDIAR EXPERIÊNCIAS DEDICADAS A DISCUTIR E VIVENCIAR O CONCEITO DE TERRITÓRIO EM AULAS DE MATEMÁTICA? PARA DESCREVÊ-LA SERÁ FEITA UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM UM GRUPO DE PROFESSORES, DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CAÇAPAVA-SP. OS PROFESSORES IRÃO PARTICIPAR DA OFICINA SOBRE AS DISCUSSÕES DOS SEGUINTES TÓPICOS: O CONCEITO DE TERRITÓRIO, O QUE É A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E OS CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE REFLETIR SOBRE DIÁLOGO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. ESPERA-SE QUE A ATIVIDADE FORMATIVA COM TAIS PROFESSORES A PARTIR DO TERRITÓRIO, NOS PERMITA COMPREENDER COMO PODE SER MOBILIZADO O DIÁLOGO EM SALA DE AULA COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO DE ABORDAGENS MAIS CRÍTICAS E SENSÍVEIS, DENTRO DAS QUAIS A MATEMÁTICA ADQUIRA SENTIDO.