LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DA
PRÁTICA DOCENTE PARA O DELEITE LITERÁRIO DAS
CRIANÇAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80213 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 969 "inscrito_id" => 3274 "titulo" => """ LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DA \r\n PRÁTICA DOCENTE PARA O DELEITE LITERÁRIO DAS \r\n CRIANÇAS """ "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMA:” LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA \r\n DOCENTE PARA O DELEITE LITERÁRIO DAS CRIANÇAS”, A PARTIR DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: ATÉ QUE PONTO A \r\n PRÁTICA DOCENTE CONTRIBUI PARA O DELEITE DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? DESSA FORMA, O ESTUDO \r\n OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO \r\n INFANTIL, QUANTO AO PRAZER PELA LEITURA, A FIM DE DESPERTAR A COMPREENSÃO LEITORA E FORMAÇÃO DE \r\n LEITORES CRÍTICOS. PARA ISSO, BUSCOU TRAÇAR O PERFIL DE UMA PROFESSORA DO 2º PERÍODO. PARA\r\n IDENTIFICAR OS RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS NA ESCOLA PARA SEREM UTILIZADOS PELA PROFESSORA NO \r\n MOMENTO DA LEITURA; VALIDAR POR MEIO DE OBSERVAÇÕES A EXECUÇÃO DAS PRÁTICAS DE LEITURA E \r\n VERIFICAR AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM QUE A PROFESSORA MOTIVA OS ALUNOS PARA A LEITURA. PARA \r\n O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO REALIZOU-SE UMA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA E DE CAMPO, NUMA \r\n ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL, NA CIDADE DE TERESINA/PI. COMO INSTRUMENTO DE \r\n COLETA DE DADOS FOI APLICADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. COM OS DADOS COLETADOS FOI \r\n POSSÍVEL CONSTATAR QUE O DELEITE DA LEITURA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AINDA PRECISA DE ATENÇÃO, POIS O \r\n MOMENTO DA LEITURA AINDA ENCONTRA-SE LIMITADO A ATIVIDADES DE MEMORIZAÇÃO E DECODIFICAÇÃO \r\n APLICADAS AO LIVRO DIDÁTICO. SUBSIDIA-SE TAMBÉM QUE A PRÁTICA DE LEITURA PERMEIA NA SALA DE AULA, \r\n PORÉM, MAIS DIRECIONADA PARA A ESCRITA, SENDO DEIXADO EM SEGUNDO PLANO A LEITURA DELEITE OU \r\n LEITURA LITERÁRIA, QUE CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRIATIVO, REFLEXIVO E CRÍTICO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3274_29072021221449.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA DIAS" "autor_email" => "bahdias456@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80213 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 969 "inscrito_id" => 3274 "titulo" => """ LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DA \r\n PRÁTICA DOCENTE PARA O DELEITE LITERÁRIO DAS \r\n CRIANÇAS """ "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMA:” LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA \r\n DOCENTE PARA O DELEITE LITERÁRIO DAS CRIANÇAS”, A PARTIR DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: ATÉ QUE PONTO A \r\n PRÁTICA DOCENTE CONTRIBUI PARA O DELEITE DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? DESSA FORMA, O ESTUDO \r\n OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO \r\n INFANTIL, QUANTO AO PRAZER PELA LEITURA, A FIM DE DESPERTAR A COMPREENSÃO LEITORA E FORMAÇÃO DE \r\n LEITORES CRÍTICOS. PARA ISSO, BUSCOU TRAÇAR O PERFIL DE UMA PROFESSORA DO 2º PERÍODO. PARA\r\n IDENTIFICAR OS RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS NA ESCOLA PARA SEREM UTILIZADOS PELA PROFESSORA NO \r\n MOMENTO DA LEITURA; VALIDAR POR MEIO DE OBSERVAÇÕES A EXECUÇÃO DAS PRÁTICAS DE LEITURA E \r\n VERIFICAR AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM QUE A PROFESSORA MOTIVA OS ALUNOS PARA A LEITURA. PARA \r\n O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO REALIZOU-SE UMA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA E DE CAMPO, NUMA \r\n ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL, NA CIDADE DE TERESINA/PI. COMO INSTRUMENTO DE \r\n COLETA DE DADOS FOI APLICADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. COM OS DADOS COLETADOS FOI \r\n POSSÍVEL CONSTATAR QUE O DELEITE DA LEITURA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AINDA PRECISA DE ATENÇÃO, POIS O \r\n MOMENTO DA LEITURA AINDA ENCONTRA-SE LIMITADO A ATIVIDADES DE MEMORIZAÇÃO E DECODIFICAÇÃO \r\n APLICADAS AO LIVRO DIDÁTICO. SUBSIDIA-SE TAMBÉM QUE A PRÁTICA DE LEITURA PERMEIA NA SALA DE AULA, \r\n PORÉM, MAIS DIRECIONADA PARA A ESCRITA, SENDO DEIXADO EM SEGUNDO PLANO A LEITURA DELEITE OU \r\n LEITURA LITERÁRIA, QUE CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRIATIVO, REFLEXIVO E CRÍTICO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3274_29072021221449.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA DIAS" "autor_email" => "bahdias456@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }