ESTA PESQUISA TRAZ UMA REFLEX?O SOBRE A IMPORT?NCIA DO TRABALHO COM ARTES NA ESCOLA E DO TRATO AFETIVO COM O ESTUDANTE PARA APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. COMO TAMB?M APRESENTA UM RELATO DE EXPERI?NCIAS VIVIDAS PELOS AUTORES, ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2018. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO QUE FORAM ATENDIDOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS ? SRM. DE UMA ESCOLA P?BLICA NA CIDADE DE ITABUNA, NA BAHIA. A INVESTIGA??O FAZ CONSIDERA??ES SOBRE O ENSINO DA ARTE COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA NA SRM, OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA COM DEFICI?NCIAS NO ENSINO REGULAR. VALORIZANDO ARTE DENTRO DA ESCOLA, N?O APENAS COMO UMA DISCIPLINA CURRICULAR IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ESTUDANTE, MAS PRINCIPALMENTE, COMO INSTRUMENTO DE VALOR INTR?NSECO A SER UTILIZADO COM ALUNOS COM DEFICI?NCIAS, VISTO QUE A APRENDIZAGEM E A EXPRESS?O ART?STICA S?O CONSTRU?DAS POR PROCESSOS COMPLEXOS QUE DESENVOLVE A CAPACIDADE COGNITIVA DO INDIV?DUO, FAZENDO-O SENTIR-SE ?TIL E PERCEBIDO NO AMBIENTE ESCOLAR COMO CIDAD?O DE DIREITO E COM DIREITOS. A PESQUISA ? DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CAR?TER BIBLIOGR?FICA, EM QUE H? VALORIZA??O DOS SUJEITOS PARTICIPANTES. OS RESULTADOS APONTAM PARA O ENSINO DA ARTE COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA IMPRESCIND?VEL A APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.