DO DESPERDÍCIO À SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR POR MEIO DA CIÊNCIA CIDADÃ
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80289 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1072 "inscrito_id" => 1423 "titulo" => "DO DESPERDÍCIO À SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR POR MEIO DA CIÊNCIA CIDADÃ" "resumo" => "A CI?NCIA CIDAD? ? O PROCESSO DE PARTICIPA??O P?BLICA NA GERA??O DE CONHECIMENTO CIENT?FICO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEM?TICA DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. PARA ISSO, FOI APLICADA UMA SEQU?NCIA DID?TICA COM SEIS ETAPAS: 1) REGISTRO, POR ESTUDANTES, DA PESAGEM DOS ALIMENTOS DESCARTADOS NA ESCOLA POR CINCO DIAS; 2) APLICA??O DE QUESTION?RIO PARA VERIFICAR A PERCEP??O INICIAL SOBRE O ASSUNTO, 3) PARTICIPA??O EM AULAS SOBRE: A) DESPERD?CIO DE ALIMENTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS, B) A CULTURA DO CONSUMISMO, C) CADEIAS PRODUTIVAS E DESPERD?CIO, D) ODS?S, E) COMBATE ? FOME E DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. 4) REALIZA??O DE C?LCULOS UTILIZANDO-SE OS DADOS COLETADOS, PARA VERIFICAR O QUANTO DE ?GUA PODE SER ECONOMIZADA COM A REDU??O/ELIMINA??O DO DESPERD?CIO. 5) NOVA PESAGEM DOS REJEITOS ALIMENTARES POR CINCO DIAS E 6) APLICA??O DE QUESTION?RIO FINAL PARA VERIFICAR APRENDIZAGEM E MUDAN?AS DE COMPORTAMENTO EMBASADOS PELOS SABERES CONSTRU?DOS. A PESAGEM DE ALIMENTOS INICIAL E FINAL EVIDENCIOU UMA MUDAN?A (REDU??O) EVIDENTE DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS PELOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. A AN?LISE DO CONTE?DO DAS RESPOSTAS AOS QUESTION?RIOS EVIDENCIARAM A OCORR?NCIA DE APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS ENSINADOS DURANTE AS ATIVIDADES TE?RICAS E PR?TICAS. A PARTICIPA??O ATIVA, SUBSIDIADA PELA CI?NCIA CIDAD?, FACILITOU A APRENDIZAGEM DE SABERES E ATITUDES, TORNANDO-OS CAPAZES DE INTERFERIR NA REALIDADE DE MANEIRA AUTOCONSCIENTE, EMBASADA CIENTIFICAMENTE E SUSTENT?VEL, CONTRIBUINDO PARA A SA?DE PLANET?RIA POR MEIO DA MINIMIZA??O DO DESPERD?CIO. OS DADOS DO TESTE PILOTO AQUI APRESENTADOS CONTRIBU?RAM PARA A VALIDA??O DE UM PROTOCOLO QUE PODER? SER APLICADO EM OUTROS CONTEXTOS E REALIDADES ESCOLARES BRASILEIRAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIA CIDADÃ, DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, EDUCAÇÃO ALIMENTAR SUSTENTÁVEL, SAÚDE PLANETÁRIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID1423_14082021125944.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA ALMEIDA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA ALMEIDA" "autor_email" => "jussaraab@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFABC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80289 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1072 "inscrito_id" => 1423 "titulo" => "DO DESPERDÍCIO À SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR POR MEIO DA CIÊNCIA CIDADÃ" "resumo" => "A CI?NCIA CIDAD? ? O PROCESSO DE PARTICIPA??O P?BLICA NA GERA??O DE CONHECIMENTO CIENT?FICO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEM?TICA DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. PARA ISSO, FOI APLICADA UMA SEQU?NCIA DID?TICA COM SEIS ETAPAS: 1) REGISTRO, POR ESTUDANTES, DA PESAGEM DOS ALIMENTOS DESCARTADOS NA ESCOLA POR CINCO DIAS; 2) APLICA??O DE QUESTION?RIO PARA VERIFICAR A PERCEP??O INICIAL SOBRE O ASSUNTO, 3) PARTICIPA??O EM AULAS SOBRE: A) DESPERD?CIO DE ALIMENTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS, B) A CULTURA DO CONSUMISMO, C) CADEIAS PRODUTIVAS E DESPERD?CIO, D) ODS?S, E) COMBATE ? FOME E DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. 4) REALIZA??O DE C?LCULOS UTILIZANDO-SE OS DADOS COLETADOS, PARA VERIFICAR O QUANTO DE ?GUA PODE SER ECONOMIZADA COM A REDU??O/ELIMINA??O DO DESPERD?CIO. 5) NOVA PESAGEM DOS REJEITOS ALIMENTARES POR CINCO DIAS E 6) APLICA??O DE QUESTION?RIO FINAL PARA VERIFICAR APRENDIZAGEM E MUDAN?AS DE COMPORTAMENTO EMBASADOS PELOS SABERES CONSTRU?DOS. A PESAGEM DE ALIMENTOS INICIAL E FINAL EVIDENCIOU UMA MUDAN?A (REDU??O) EVIDENTE DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS PELOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. A AN?LISE DO CONTE?DO DAS RESPOSTAS AOS QUESTION?RIOS EVIDENCIARAM A OCORR?NCIA DE APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS ENSINADOS DURANTE AS ATIVIDADES TE?RICAS E PR?TICAS. A PARTICIPA??O ATIVA, SUBSIDIADA PELA CI?NCIA CIDAD?, FACILITOU A APRENDIZAGEM DE SABERES E ATITUDES, TORNANDO-OS CAPAZES DE INTERFERIR NA REALIDADE DE MANEIRA AUTOCONSCIENTE, EMBASADA CIENTIFICAMENTE E SUSTENT?VEL, CONTRIBUINDO PARA A SA?DE PLANET?RIA POR MEIO DA MINIMIZA??O DO DESPERD?CIO. OS DADOS DO TESTE PILOTO AQUI APRESENTADOS CONTRIBU?RAM PARA A VALIDA??O DE UM PROTOCOLO QUE PODER? SER APLICADO EM OUTROS CONTEXTOS E REALIDADES ESCOLARES BRASILEIRAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIA CIDADÃ, DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, EDUCAÇÃO ALIMENTAR SUSTENTÁVEL, SAÚDE PLANETÁRIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID1423_14082021125944.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA ALMEIDA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA ALMEIDA" "autor_email" => "jussaraab@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFABC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }