ECOLOGIA INCLUSIVA: PRÁTICAS DE ECOLOGIA NO ENSINO
PARA DEFICIENTES VISUAIS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80335 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1140 "inscrito_id" => 3953 "titulo" => """ ECOLOGIA INCLUSIVA: PRÁTICAS DE ECOLOGIA NO ENSINO\r\n PARA DEFICIENTES VISUAIS """ "resumo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É FUNDAMENTAL PARA A EQUIDADE EDUCACIONAL. PARA ISSO, SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS EM TODOS OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM O DOCENTE E O DISCENTE, SENDO NECESSÁRIO ADAPTAR-SE, INCLUIR E EDUCAR DE ACORDO COM AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO. NO BRASIL, O PROCESSO DE INCLUSÃO OCORRE DESDE A DÉCADA DE 70 ATRAVÉS DE LEIS, DIRETRIZES, POLÍTICAS PÚBLICAS E CRIAÇÃO DAS SECRETARIAS E CENTROS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. ENTRETANTO, SOMENTE ESSES PROCESSOS NÃO SÃO SUFICIENTES, POIS A INCLUSÃO É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DO TEMPO, EXIGINDO MUDANÇAS SOCIAIS E PEDAGÓGICAS. O NÚMERO DE PESSOAS DEFICIENTES VISUAIS MATRICULADOS EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS E REGULARES E NAS UNIVERSIDADES VEM CRESCENDO NOS ÚLTIMOS ANOS. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS PEDAGÓGICOS AUXILIA NA FORMAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESSES ALUNOS E TORNA SE ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FORAM UTILIZADOS MODELOS TÁTEIS COMO MATERIAIS DE APOIO PARA UMA ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO, DURANTE A DISCIPLINA DE ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, OFERTADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. OS MODELOS POSSIBILITARAM A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE, RIQUEZA, ABUNDÂNCIA, PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES, HÁBITOS DE PLANTAS AQUÁTICAS E UM MODELO DE FLUXO DE ENERGIA. FATO CORROBORADO COM PERGUNTAS A RESPEITO DOS TEMAS ABORDADOS E A INTERAÇÃO DA DISCENTE COM OS MATERIAIS. ASSIM, O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS TÁTEIS MOSTROU-SE UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS E PROCESSOS EM ECOLOGIA, EVIDENCIADOS COM AS RESPOSTAS E DEBATES SOBRE OS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESTA CIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, MODELOS TÁTEIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID3953_03092021084924.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELLY BANDEIRA MATIAS" "autor_nome_curto" => "GRAZIELLY MATIAS" "autor_email" => "graziellymatias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80335 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1140 "inscrito_id" => 3953 "titulo" => """ ECOLOGIA INCLUSIVA: PRÁTICAS DE ECOLOGIA NO ENSINO\r\n PARA DEFICIENTES VISUAIS """ "resumo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É FUNDAMENTAL PARA A EQUIDADE EDUCACIONAL. PARA ISSO, SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS EM TODOS OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM O DOCENTE E O DISCENTE, SENDO NECESSÁRIO ADAPTAR-SE, INCLUIR E EDUCAR DE ACORDO COM AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO. NO BRASIL, O PROCESSO DE INCLUSÃO OCORRE DESDE A DÉCADA DE 70 ATRAVÉS DE LEIS, DIRETRIZES, POLÍTICAS PÚBLICAS E CRIAÇÃO DAS SECRETARIAS E CENTROS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. ENTRETANTO, SOMENTE ESSES PROCESSOS NÃO SÃO SUFICIENTES, POIS A INCLUSÃO É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DO TEMPO, EXIGINDO MUDANÇAS SOCIAIS E PEDAGÓGICAS. O NÚMERO DE PESSOAS DEFICIENTES VISUAIS MATRICULADOS EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS E REGULARES E NAS UNIVERSIDADES VEM CRESCENDO NOS ÚLTIMOS ANOS. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS PEDAGÓGICOS AUXILIA NA FORMAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESSES ALUNOS E TORNA SE ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FORAM UTILIZADOS MODELOS TÁTEIS COMO MATERIAIS DE APOIO PARA UMA ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO, DURANTE A DISCIPLINA DE ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, OFERTADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. OS MODELOS POSSIBILITARAM A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE, RIQUEZA, ABUNDÂNCIA, PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES, HÁBITOS DE PLANTAS AQUÁTICAS E UM MODELO DE FLUXO DE ENERGIA. FATO CORROBORADO COM PERGUNTAS A RESPEITO DOS TEMAS ABORDADOS E A INTERAÇÃO DA DISCENTE COM OS MATERIAIS. ASSIM, O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS TÁTEIS MOSTROU-SE UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS E PROCESSOS EM ECOLOGIA, EVIDENCIADOS COM AS RESPOSTAS E DEBATES SOBRE OS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESTA CIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, MODELOS TÁTEIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID3953_03092021084924.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELLY BANDEIRA MATIAS" "autor_nome_curto" => "GRAZIELLY MATIAS" "autor_email" => "graziellymatias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }