FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO À LUZ DOS DOCENTES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80355 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1179 "inscrito_id" => 4280 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO À LUZ DOS DOCENTES" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE ANALISAR AS CONCEPÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O TRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. PARA OS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA, FORAM REALIZADAS A REVISÃO DA LITERATURA E A ANÁLISE DE DOCUMENTOS. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E PEDAGOGOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO/CAMPUS RECIFE. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS BASEARAM-SE NOS PRINCÍPIOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS ACHADOS DA PESQUISA SUGEREM QUE OS PROFESSORES RECONHECEM A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO IMPORTANTE PARA O TRABALHO DOCENTE, TENDO EM VISTA QUE PERMITE A ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, A MELHORIA DA PRÁTICA E UM ESPAÇO PARA SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS. CONCLUI-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES É NECESSÁRIA PARA QUE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO SEJA PARA O ALUNO UMA FORMAÇÃO QUE ATENDA, DE FATO, AOS PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. PARA ISSO, O PROCESSO FORMATIVO DEMANDA A NECESSIDADE DE PROMOVER NOVOS ESTUDOS E RESSIGNIFICAÇÕES, SER MEDIADO PELA PRÁTICA EM SALA DE AULA E ENVOLVER DE FORMA COMPLEMENTAR AS SEGUINTES DIMENSÕES: OS PRINCÍPIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A RELAÇÃO COM O MUNDO DO TRABALHO; A FORMAÇÃO NA ÁREA DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O DOMÍNIO DO CONTEÚDO A SER MINISTRADO; E A FORMAÇÃO DIDÁTICO-POLÍTICO-PEDAGÓGICA NECESSÁRIA PARA A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA120_ID735_16042021134255.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MARIA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA BEZERRA" "autor_email" => "claudiambezerra@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80355 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1179 "inscrito_id" => 4280 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO À LUZ DOS DOCENTES" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE ANALISAR AS CONCEPÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O TRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. PARA OS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA, FORAM REALIZADAS A REVISÃO DA LITERATURA E A ANÁLISE DE DOCUMENTOS. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E PEDAGOGOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO/CAMPUS RECIFE. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS BASEARAM-SE NOS PRINCÍPIOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS ACHADOS DA PESQUISA SUGEREM QUE OS PROFESSORES RECONHECEM A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO IMPORTANTE PARA O TRABALHO DOCENTE, TENDO EM VISTA QUE PERMITE A ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, A MELHORIA DA PRÁTICA E UM ESPAÇO PARA SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS. CONCLUI-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES É NECESSÁRIA PARA QUE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO SEJA PARA O ALUNO UMA FORMAÇÃO QUE ATENDA, DE FATO, AOS PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. PARA ISSO, O PROCESSO FORMATIVO DEMANDA A NECESSIDADE DE PROMOVER NOVOS ESTUDOS E RESSIGNIFICAÇÕES, SER MEDIADO PELA PRÁTICA EM SALA DE AULA E ENVOLVER DE FORMA COMPLEMENTAR AS SEGUINTES DIMENSÕES: OS PRINCÍPIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A RELAÇÃO COM O MUNDO DO TRABALHO; A FORMAÇÃO NA ÁREA DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O DOMÍNIO DO CONTEÚDO A SER MINISTRADO; E A FORMAÇÃO DIDÁTICO-POLÍTICO-PEDAGÓGICA NECESSÁRIA PARA A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA120_ID735_16042021134255.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MARIA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA BEZERRA" "autor_email" => "claudiambezerra@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }