(RE) PENSANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORES ATUANTES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80396 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1255 "inscrito_id" => 4151 "titulo" => "(RE) PENSANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORES ATUANTES" "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR OS RESULTADOS DE UM QUESTIONÁRIO\r\n APLICADO COM PROFESSORES ATUANTES, A RESPEITO DAS SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO\r\n ESCOLAR RELACIONANDO-OS COM AS CARACTERÍSTICAS QUE A AVALIAÇÃO ASSUME DENTRO DOS\r\n PRINCIPAIS PARADIGMAS. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PASSA POR PROCESSOS DE\r\n AVANÇOS/RUPTURAS QUE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS COM A ADOÇÃO DE MÉTODOS E\r\n METODOLOGIAS DE ENSINO, PODENDO CONDUZIR PARA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO DO\r\n AMBIENTE ESCOLAR. COMO PERCURSO METODOLÓGICO OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, NO\r\n CONTEXTO DESCRITIVO E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM\r\n QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS, DESTINADO A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. OS\r\n DADOS FORAM ORGANIZADOS EM CATEGORIAS QUE BUSCARAM LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE O\r\n PERFIL DOS SUJEITOS PESQUISADOS E AS SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. OS RESULTADOS FORAM\r\n ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM A ADOÇÃO\r\n DE PRÁTICAS AVALIATIVAS AMPARADAS NA PEDAGOGIA DO ERRO E QUE CONSIDERAM A AVALIAÇÃO\r\n COMO UMA PARTE FINAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NÃO COMO UM PROCESSO\r\n SISTEMÁTICO E PROCESSUAL. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE SÃO NECESSÁRIAS POLÍTICAS DE\r\n FORMAÇÃO QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO INTEGRAL E PAUTADO NA\r\n TRANSPOSIÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS PUNITIVOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID48_29062021155535.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVAN COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EDIVAN COSTA" "autor_email" => "edivancostaev47@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80396 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1255 "inscrito_id" => 4151 "titulo" => "(RE) PENSANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORES ATUANTES" "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR OS RESULTADOS DE UM QUESTIONÁRIO\r\n APLICADO COM PROFESSORES ATUANTES, A RESPEITO DAS SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO\r\n ESCOLAR RELACIONANDO-OS COM AS CARACTERÍSTICAS QUE A AVALIAÇÃO ASSUME DENTRO DOS\r\n PRINCIPAIS PARADIGMAS. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PASSA POR PROCESSOS DE\r\n AVANÇOS/RUPTURAS QUE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS COM A ADOÇÃO DE MÉTODOS E\r\n METODOLOGIAS DE ENSINO, PODENDO CONDUZIR PARA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO DO\r\n AMBIENTE ESCOLAR. COMO PERCURSO METODOLÓGICO OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, NO\r\n CONTEXTO DESCRITIVO E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM\r\n QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS, DESTINADO A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. OS\r\n DADOS FORAM ORGANIZADOS EM CATEGORIAS QUE BUSCARAM LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE O\r\n PERFIL DOS SUJEITOS PESQUISADOS E AS SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. OS RESULTADOS FORAM\r\n ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM A ADOÇÃO\r\n DE PRÁTICAS AVALIATIVAS AMPARADAS NA PEDAGOGIA DO ERRO E QUE CONSIDERAM A AVALIAÇÃO\r\n COMO UMA PARTE FINAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NÃO COMO UM PROCESSO\r\n SISTEMÁTICO E PROCESSUAL. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE SÃO NECESSÁRIAS POLÍTICAS DE\r\n FORMAÇÃO QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO INTEGRAL E PAUTADO NA\r\n TRANSPOSIÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS PUNITIVOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID48_29062021155535.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVAN COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EDIVAN COSTA" "autor_email" => "edivancostaev47@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }