RESUMO
INTRODU??O COM A PANDEMIA DA COVID-19 INICIADA EM FEVEREIRO DE 2020, SEGUIDA DAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL QUE AFETARAM A REALIZA??O DAS AULAS PRESENCIAIS, O CEN?RIO DA EDUCA??O PRECISOU PASSAR POR UMA S?RIE DE TRANSFORMA??ES ? FIM DE MANTER A CONTINUIDADE DO ENSINO NA MODALIDADE ONLINE. ESSA MUDAN?A PREJUDICOU PRINCIPALMENTE AS CRIAN?AS QUE J? TINHAM ALGUM N?VEL DE COMPROMETIMENTO NOS ASPECTOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM, QUE SE VIRAM NESSE MOMENTO SEM O APOIO PRESENCIAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCA??O E SEM O SUPORTE TERAP?UTICO DAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES. DESSE MODO, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO NARRAR A ATUA??O DE UM PROFISSIONAL FONOAUDI?LOGO, INSERIDO NA EDUCA??O EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO, EXPLANANDO DESDE A SUA ATUA??O AT? AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NESSE PERCURSO. METODOLOGIA TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA REALIZADO EM UMA INSTITUI??O FILANTR?PICA DA CIDADE DE MACEI?/AL, NO PER?ODO DE MAR?O A JULHO DE 2021, COM ESCOLARES NA FAIXA ET?RIA DE 10 A 18 ANOS DE IDADE, DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM, ASSOCIADO OU N?O A ALGUMA OUTRA PATOLOGIA. ESSAS CRIAN?AS FORAM INSERIDAS NO ENSINO REMOTO E ACOMPANHADAS POR UMA EQUIPE TERAP?UTICA COMPOSTA POR PROFISSIONAIS DA TERAPIA OCUPACIONAL, FONOAUDIOLOGIA, PSICOPEDAGOGIA E PSICOLOGIA. RESULTADOS E DISCUSS?O FOI OBSERVADO MAIOR GRAU DE COMPROMETIMENTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUE VIVIAM EM SITUA??O DE CALAMIDADE E CUJO OS PAIS POSSU?AM MENOR GRAU DE INSTRU??O E N?VEL DE ESCOLARIDADE. CONSIDERA??ES FINAIS A EDUCA??O HOJE PASSA POR UM MOMENTO ADAPTATIVO, O PROFISSIONAL QUE HOJE PRETENDE ATUAR NESTE CEN?RIO PRECISA ESTAR APTO A MUDAN?A E SE COMPROMETER A PESQUISAR E FORMULAR NOVAS ESTRAT?GIAS DE ENSINO QUE OTIMIZEM OS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM.