AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80558 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1470 "inscrito_id" => 2452 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES QUE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA GARANTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, COM SUA FUNÇÃO DE INSTRUIR, SUSTENTAR E ORIENTAR AS INTERVENÇÕES DO DOCENTE PARA AVALIAR A CRIANÇA DE FORMA CORRETA, ACOMPANHANDO CADA FASE DAS MUDANÇAS NO DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO, NESTA MODALIDADE DE ENSINO. O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA É INVESTIGAR E ACOMPANHAR O PROCESSO DE CADA ALUNO NA REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE ACORDO COM CADA ETAPA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A AVALIAÇÃO PRECISA FAZER PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR PARA AJUDAR NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO ESTUDANTE, ATRAVÉS DO DIAGNÓSTICO QUE O PROFESSOR IRÁ IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, ONDE PRECISAM MELHORAR E TAMBÉM A CAUSA DESTA DIFICULDADE. PORTANTO A AVALIAÇÃO É UM PROCESSO CONTÍNUO QUE INTEGRA AÇÕES DA ESCOLA E DO PROFESSOR. O ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, SUA REVISÃO SE FUNDAMENTA NO APORTE TEÓRICO DE AUTORES QUE DOMINAM ESSA RELAÇÃO QUE TORNA TÃO IMPORTANTE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SÃO ELES; LIBÂNEO (1994), SAVIANI (2000), LUCKESI (2000), BALLESTER (2003) GIL (2006), APOIADA TAMBÉM EM OUTROS MATÉRIAS PUBLICADOS, COMO ARTIGOS, TESES, DISSERTAÇÕES, REVISTAS, DENTRE OUTROS. COMO RESULTADO DA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CONTRIBUI NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, POIS A AVALIAÇÃO NÃO DEVE PRIORIZAR APENAS O RESULTADO, MAS O PROCESSO, INICIADO DESDE A INVESTIGAÇÃO ATÉ A CONTINUA REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGOGICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA102_ID9003_29072021143849.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA BEATRIZ XAVIER MORAIS" "autor_nome_curto" => "MARCIA BEATRIZ XAVIER MORAIS" "autor_email" => "beatrizmorais00@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80558 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1470 "inscrito_id" => 2452 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES QUE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA GARANTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, COM SUA FUNÇÃO DE INSTRUIR, SUSTENTAR E ORIENTAR AS INTERVENÇÕES DO DOCENTE PARA AVALIAR A CRIANÇA DE FORMA CORRETA, ACOMPANHANDO CADA FASE DAS MUDANÇAS NO DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO, NESTA MODALIDADE DE ENSINO. O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA É INVESTIGAR E ACOMPANHAR O PROCESSO DE CADA ALUNO NA REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE ACORDO COM CADA ETAPA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A AVALIAÇÃO PRECISA FAZER PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR PARA AJUDAR NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO ESTUDANTE, ATRAVÉS DO DIAGNÓSTICO QUE O PROFESSOR IRÁ IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, ONDE PRECISAM MELHORAR E TAMBÉM A CAUSA DESTA DIFICULDADE. PORTANTO A AVALIAÇÃO É UM PROCESSO CONTÍNUO QUE INTEGRA AÇÕES DA ESCOLA E DO PROFESSOR. O ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, SUA REVISÃO SE FUNDAMENTA NO APORTE TEÓRICO DE AUTORES QUE DOMINAM ESSA RELAÇÃO QUE TORNA TÃO IMPORTANTE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SÃO ELES; LIBÂNEO (1994), SAVIANI (2000), LUCKESI (2000), BALLESTER (2003) GIL (2006), APOIADA TAMBÉM EM OUTROS MATÉRIAS PUBLICADOS, COMO ARTIGOS, TESES, DISSERTAÇÕES, REVISTAS, DENTRE OUTROS. COMO RESULTADO DA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CONTRIBUI NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, POIS A AVALIAÇÃO NÃO DEVE PRIORIZAR APENAS O RESULTADO, MAS O PROCESSO, INICIADO DESDE A INVESTIGAÇÃO ATÉ A CONTINUA REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGOGICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA102_ID9003_29072021143849.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA BEATRIZ XAVIER MORAIS" "autor_nome_curto" => "MARCIA BEATRIZ XAVIER MORAIS" "autor_email" => "beatrizmorais00@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }