NA EDUCAÇÃO ATUAL, CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SÃO AMPARADAS PELAS NORMATIVAS LEGAIS E DEVEM FAZER PARTE DA REDE REGULAR QUE PERPASSA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. ASSIM, JUSTIFICA-SE A RELEVÂNCIA DESSE ESTUDO PELA BUSCAR DE INFORMAÇÕES E REFLEXÕES LEVANTADAS ACERCA DE COMO A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VEM SENDO DESEMPENHADA PELA REDE MUNICIPAL EM FASE DE PANDEMIA. AO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA TEMÁTICA CHEGA-SE A SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMA: COMO ESTÁ OCORRENDO O PROCESSO DE INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FASE DE PANDEMIA? SEGUINDO ESSA INDAGAÇÃO, O ESTUDO AQUI SOCIALIZADO OBJETIVOU, DE FORMA GERAL, CONHECER AS AÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARA INCLUIR AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM FASE DE PANDEMIA. ESPECIFICAMENTE TENCIONOU ENTENDER A DINÂMICA ESCOLAR VOLTADA PARA A CRIANÇA ESPECIAL ATRAVÉS DA MODALIDADE DE AULA DEFINIDA, SENDO ELA REMOTA OU HIBRIDA, BEM COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS ATIVAS, E ANALISAR ATRAVÉS DE ENTREVISTAS AS AÇÕES DOCENTES DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRESENÇA DO LÚDICO E RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, POR FIM, REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS ATUAIS EM ATENDER ESSAS CRIANÇAS ATRAVÉS DAS NORMAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DEFINIDAS PELO PODER PÚBLICO. ESTA PRODUÇÃO SE TORNA RELEVANTE PELA CONSTANTE NECESSIDADE DE REFLEXÃO ACERCA TEMÁTICA LEVANTADA, POR SER DE ABORDAGEM QUALITATIVA COM REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA, OS RESULTADOS EVIDENCIARAM OS DESAFIOS E AINDA AS AÇÕES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PARA ATENDER AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR.