Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CORDEL EM SALA DE AULA: SUGESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O USO DA LITERATURA POPULAR VISANDO O INCREMENTO DA LEITURA

Palavra-chaves: LEITURA, LETRAMENTO, CORDEL, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80621
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1555
    "inscrito_id" => 7701
    "titulo" => "O CORDEL EM SALA DE AULA: SUGESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O USO DA LITERATURA POPULAR VISANDO O INCREMENTO DA LEITURA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É ABERTO COM REFLEXÕES EM TORNO DA SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA, SENDO ESSA DISCUSSÃO ANTECEDIDA PELA EXPOSIÇÃO DE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O ATO DE LER. EM SEGUIDA, É MOSTRADO COMO O TEXTO LITERÁRIO PODE SER ÚTIL PARA CONTRIBUIR TANTO COM A HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS QUANTO DE OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS DISCENTES. POR FIM, ESPECIFICANDO AINDA MAIS A SUGESTÃO DE OBRAS LITERÁRIAS A SEREM UTILIZADAS EM SALA DE AULA PARA O INCREMENTO DA LEITURA, PASSA-SE A DISCUTIR SOBRE COMO O CORDEL, QUANDO BEM EXPLORADO PELO PROFESSOR, PODE SE CONSTITUIR EM UMA INTERESSANTE FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA TANTO, TRAZEMOS INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA E SOBRE AS MARCAS CENTRAIS DA POESIA POPULAR, AO QUE SE SEGUE UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DESSA MODALIDADE DE CRIAÇÃO POÉTICA E POPULAR. A OPÇÃO PELO CORDEL – IMPORTA DIZER – TEVE, COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL, SER REFERIDO GÊNERO UM OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISADORA, HÁ MUITOS ANOS. A PARTIR DESSES ESTUDOS, A AUTORA OBSERVOU QUE A INCLUSÃO DO CORDEL, EM SALA DE AULA, PODE TRAZER VÁRIOS BENEFÍCIOS, NO TOCANTE AO INCREMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VALE DESTACAR QUE, DENTRE OS AUTORES MAIS IMPORTANTES, PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, INCLUEM-SE: A) SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: CUNHA (1999); SMITH (1999); E ZILBERMAN (1981 E 1996); B) SOBRE A LITERATURA DE CORDEL: GALVÃO (2000 E 2001) E MELO (1982); C) SOBRE METODOLOGIAS DE USO DO CORDEL EM SALA DE AULA: VIANA (2010)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, CORDEL, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID9313_29072021190117.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "arusha.kelly@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80621
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1555
    "inscrito_id" => 7701
    "titulo" => "O CORDEL EM SALA DE AULA: SUGESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O USO DA LITERATURA POPULAR VISANDO O INCREMENTO DA LEITURA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É ABERTO COM REFLEXÕES EM TORNO DA SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA, SENDO ESSA DISCUSSÃO ANTECEDIDA PELA EXPOSIÇÃO DE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O ATO DE LER. EM SEGUIDA, É MOSTRADO COMO O TEXTO LITERÁRIO PODE SER ÚTIL PARA CONTRIBUIR TANTO COM A HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS QUANTO DE OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS DISCENTES. POR FIM, ESPECIFICANDO AINDA MAIS A SUGESTÃO DE OBRAS LITERÁRIAS A SEREM UTILIZADAS EM SALA DE AULA PARA O INCREMENTO DA LEITURA, PASSA-SE A DISCUTIR SOBRE COMO O CORDEL, QUANDO BEM EXPLORADO PELO PROFESSOR, PODE SE CONSTITUIR EM UMA INTERESSANTE FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA TANTO, TRAZEMOS INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA E SOBRE AS MARCAS CENTRAIS DA POESIA POPULAR, AO QUE SE SEGUE UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DESSA MODALIDADE DE CRIAÇÃO POÉTICA E POPULAR. A OPÇÃO PELO CORDEL – IMPORTA DIZER – TEVE, COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL, SER REFERIDO GÊNERO UM OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISADORA, HÁ MUITOS ANOS. A PARTIR DESSES ESTUDOS, A AUTORA OBSERVOU QUE A INCLUSÃO DO CORDEL, EM SALA DE AULA, PODE TRAZER VÁRIOS BENEFÍCIOS, NO TOCANTE AO INCREMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VALE DESTACAR QUE, DENTRE OS AUTORES MAIS IMPORTANTES, PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, INCLUEM-SE: A) SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: CUNHA (1999); SMITH (1999); E ZILBERMAN (1981 E 1996); B) SOBRE A LITERATURA DE CORDEL: GALVÃO (2000 E 2001) E MELO (1982); C) SOBRE METODOLOGIAS DE USO DO CORDEL EM SALA DE AULA: VIANA (2010)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, CORDEL, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID9313_29072021190117.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "arusha.kelly@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO É ABERTO COM REFLEXÕES EM TORNO DA SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA, SENDO ESSA DISCUSSÃO ANTECEDIDA PELA EXPOSIÇÃO DE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O ATO DE LER. EM SEGUIDA, É MOSTRADO COMO O TEXTO LITERÁRIO PODE SER ÚTIL PARA CONTRIBUIR TANTO COM A HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS QUANTO DE OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS DISCENTES. POR FIM, ESPECIFICANDO AINDA MAIS A SUGESTÃO DE OBRAS LITERÁRIAS A SEREM UTILIZADAS EM SALA DE AULA PARA O INCREMENTO DA LEITURA, PASSA-SE A DISCUTIR SOBRE COMO O CORDEL, QUANDO BEM EXPLORADO PELO PROFESSOR, PODE SE CONSTITUIR EM UMA INTERESSANTE FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA TANTO, TRAZEMOS INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA E SOBRE AS MARCAS CENTRAIS DA POESIA POPULAR, AO QUE SE SEGUE UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DESSA MODALIDADE DE CRIAÇÃO POÉTICA E POPULAR. A OPÇÃO PELO CORDEL – IMPORTA DIZER – TEVE, COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL, SER REFERIDO GÊNERO UM OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISADORA, HÁ MUITOS ANOS. A PARTIR DESSES ESTUDOS, A AUTORA OBSERVOU QUE A INCLUSÃO DO CORDEL, EM SALA DE AULA, PODE TRAZER VÁRIOS BENEFÍCIOS, NO TOCANTE AO INCREMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VALE DESTACAR QUE, DENTRE OS AUTORES MAIS IMPORTANTES, PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, INCLUEM-SE: A) SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: CUNHA (1999); SMITH (1999); E ZILBERMAN (1981 E 1996); B) SOBRE A LITERATURA DE CORDEL: GALVÃO (2000 E 2001) E MELO (1982); C) SOBRE METODOLOGIAS DE USO DO CORDEL EM SALA DE AULA: VIANA (2010).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.